Vai e Vem 2018 - Campanha Nacional de Ofertas para a Missão

18/05/2018

Nesse domingo, dia 20 de maio, Domingo de Pentecostes, iniciamos mais uma Campanha Nacional de Ofertas para a Missão. O Domingo de Pentecostes foi escolhido para dar início à Vai e Vem, pois, nesta data, comemoramos a vinda do Espírito Santo e o início da Igreja Cristã. Portanto, está aí a essência do nosso ser cristão e ser Igreja. Somos Igreja missionária em nossa origem. E estamos nos apropriando novamente dessa essência esquecida e apagada por muitos anos. Em outras palavras, a Campanha está sob a marca de Pentecostes, porque, sem o agir do Espírito de Deus, nada conseguimos fazer. Tudo o que fazemos carece de força e vocação missionária. Para o fortalecimento das comunidades, faz-se necessário “valorizar e exercitar os diferentes dons, colocando-os a serviço do amor ao próximo. Nela reinam a partilha e a doação de tempo, trabalho, dinheiro e bens, frutos da liberdade para a qual Cristo nos libertou” (Gálatas 5.1).

O mesmo Deus que cria e salva, também vocaciona o ser humano, para uma parceria em prol do fortalecimento, crescimento das comunidades cristãs e seus trabalhos (testemunho).

Por que se escolheu o nome “Vai e Vem” para essa campanha? Deus também VEIO a nós, através de Jesus Cristo e, seguindo o Mandato de Jesus Cristo, que disse “ide, a todos os lugares do mundo” (Mt 28.19), a IECLB, através de seus membros, comunidades, paróquias e sínodos, VAI ao encontro das pessoas que sofrem e tem sede da Palavra de Deus. Ao mesmo tempo nos colocamos em obediência à Palavra de Cristo que diz “venham a mim (Mt 11.28ª), por isso VEM. A IECLB oportuniza o vinde de Jesus quando, nas comunidades e nas diversas instâncias, aprimora os processos de inclusão, inserção e integração; quando mais pessoas são alcançadas com o Evangelho.

VAI e VEM é um movimento de reciprocidade, ou seja, eu DOU e RECEBO.

Tomo como reflexão para mim: “Eu não posso ir a todos os lugares, mas dou meu testemunho e ajudo no meu entorno. Mas quero que mais pessoas sejam alcançadas com a Palavra de Deus, que outras pessoas também conheçam o amor e a graça de Deus. Então, como posso ajudar? Dando a minha oferta que possibilita que o trabalho seja feito por outras pessoas, que vão lá onde eu não posso ir.”

Isso é compartilhar a graça e o amor de Deus.

As ofertas nacionais e sinodais são partilhadas solidariamente (2 Co 1.4). Depois de descontar os investimentos feitos com a Campanha (material, encontros de motivação) o valor arrecadado é dividido entre o Sínodo (que defini suas metas missionárias onde é aplicado o recurso) e os projetos Missionários definidos em âmbito nacional.

O Sínodo Nordeste Gaúcho tem investido no auxílio à comunidade de Veranópolis e área missionária Ana Reck, em Caxias do Sul. Para 2019 o Sínodo está projetando novas frentes missionárias. Quanto maior for a arrecadação, mais projetos poderão ser apoiados em âmbito local e nacional.

Visite o Portal Luteranos e acesse a página da Vai e Vem para saber mais sobre os Projetos Missionários da IECLB www.luteranos.com.br/vai-vem/2018
Lançamento: Domingo de Pentecostes – 20 de maio
Encerramento: Último domingo de setembro – dia 30

Pa. Ma. Tânia Cristina Weimer – Pastora Sinodal do Sínodo Nordeste Gaúcho
  

COMUNICAÇÃO
+
Deus é um forno ardente repleto de amor, que abraça da terra aos céus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br