Sínodo Sudeste



Rua Barão de Itapetininga , 255 Cj 510 - Centro
CEP 01042-001 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 3257-8418 | (11) 3257-8162
sinodosudeste@luteranos.com.br
ID: 18

Feliz em silêncio

16/10/2017

Lá na roça conta-se um causo comparando o comportamento da galinha e da gansa. Parece que a galinha quando põe ovos, ao terminar o ofício começa a cacarejar desesperadamente; enquanto que a gansa faz sua função poedeira em silêncio. O problema do alarde da galinácea é que seu barulho justamente atrai o ouvido atento do fazendeiro que aproveita a oportunidade para coletar os ovos. Diferentemente acontece com a gansa, pois costuma-se descobrir que ela pôs ovos quando é seguida por pequenas criaturinhas veludamente amareladas – seus gansinhos.

O alarde da galinha faz sua felicidade durar pouco. Enquanto que o perene silêncio da gansa oportuniza uma alegria constante.
Como me identifiquei com a galinha! Quem não gosta de sair por aí gritando aos quatro ventos que está feliz. Que ganhou um presente, que está de affair novo, que conquistou uma promoção no trabalho... É curiosa e altamente humana o desejo que de os outros saibam que estamos felizes. Será prepotência? Será que é uma necessidade de auto afirmar a felicidade? Será uma maneira de ostentar-se frente a alegria alheia?

Não considero errado divulgar a felicidade. Preocupo-me com os excessos. A galinha representa muito bem a nossa sociedade e sua concepção de felicidade. Somos a sociedade do alarde. Precisamos estampar e cacarejar nas redes sociais a nossa “felicidade” para efetivamente sermos felizes (ou termos a sensação de que estamos felizes porque os outros sabem disso?).
Porque é difícil ser feliz em silêncio?

Recordo-me das palavras do Salmo 46.10a: “Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus”. Nosso mundo está cheio de barulho: carros, máquinas, celulares, televisão, música... Mas nós precisamos do silêncio. No silêncio podemos nos acalmar e focar no mais importante: Deus. Jesus muitas vezes se retirava para lugares solitários, silenciosos, para estar sozinho com Deus. O silêncio é importante para ouvir a voz de Deus. Nas palavras de Eclesiastes 3.7b, “há tempo de calar e tempo de falar”.

É um grande aprendizado ter uma postura de gansa. Viver atento e sentir-se pleno por viver algo sem a necessidade de divulga-lo. Certo conhecido acalmou-me ao dizer que “o segredo da felicidade é ser feliz em segredo”. Não pela nociva superstição de que felicidade atrai olhares invejosos (embora nunca descarte essa possibilidade), mas antes porque a única pessoa que precisa saber-se realmente feliz é você mesmo. Tenho aprendido a sentir egoicamente minha felicidade, desfrutá-la comigo mesmo e com Deus. Os presentes recebidos, os momentos que passas com a pessoa amada e outras experiências positivas com as quais se aprende algo, são apenas suas. Acredite: Ninguém precisa ficar sabendo disso! Portanto, não faça barulho.


Autor(a): P. Gerson Acker
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 44311

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
À casa de Deus não pertence nada mais que a presença de Deus com a sua Palavra.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br