Sínodo Sudeste



Rua Barão de Itapetininga , 255 Cj 510 - Centro
CEP 01042-001 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 3257-8418 | (11) 3257-8162
sinodosudeste@luteranos.com.br
ID: 18

''É preciso ter ânimo'' (Neemias 4.6-14)

04/12/2017

Em 04 de janeiro o francês Robert Marchand bateu o recorde mundial de distância andando de bicicleta. Em uma hora ele percorreu 22,5 km. É... não é uma distância excepcional, não fosse o caso dele ter 105 anos de idade. Ele treinou 6 meses para isso. Veja o ânimo que ele apresentou para superar esse desafio. E todos nós precisamos de ânimo para viver, cuidar e realizar os propósitos em nossa vida. Então, porque desanimamos? O que pode levar alguém a perder o ânimo?

Neemias dirigiu o trabalho de reconstrução do muro de Jerusalém. No texto indicado acima, consta no v.6 que o trabalho começou e logo o muro já estava na metade de sua altura. O motivo? O texto diz: “porque o povo tinha ânimo para trabalhar”. Alguns versículos depois, no 10, é dito que “já desfaleceram as forças... de maneira que não podemos edificar o muro”. Afinal de contas, o que aconteceu? Por que razão o ânimo se tornou em desânimo?

Podemos aprender algumas coisas desta palavra que vão nos ajudar. O que leva a perder o ânimo pode ser o cansaço (v.10a). As vezes o ritmo de vida é tão agitado e cheio de compromissos, que o estresse aparece e, em seguida, o desânimo quer se instalar. A desordem na vida contribui para isso. O povo reclamava que “os escombros são muitos” (v.10b). Escombros são entulhos; são coisas secundárias. Precisamos identificar na vida os escombros e dar a eles o encaminhamento correto. O sentimento de fracasso é fator que nos faz parar nossos esforços. O povo sente que nunca vai acabar com esse trabalho, e assim perdem a energia que tinham no início. Como você se sente quando não alcança o seu objetivo? Desanima de tudo? Fica com pena de si mesmo? Outro fator que leva a desanimar é a oposição. O v.11 nos conta de pessoas más que fazem de tudo para atrapalhar a construção do muro. Como você reage quando mentem, exigem ou atacam você? Como lidar com a fofoca e a zombaria? Enfrentar ou fugir? Pessoas indispostas podem fazer que o desânimo se instale.

Então, como podemos fortalecer o ânimo? Com certeza, observando primeiro que precisamos de descanso físico, mental, emocional e espiritual. Não pense que você vai ficar para trás se cuidar de seu descanso. Antes vai estar mais forte para seguir em frente. No descanso somos lembrados que precisamos confiar em Deus: “Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados ele o dá enquanto dormem” (Salmo 127.2). É útil organizar a vida. Neemias fez isso (v.13). Nos organizamos respeitando as nossas prioridades. Está sem tempo? Reveja sua agenda. Está com dívida? Acerte suas contas. Organize a partir daquilo que importa. No v.14 vemos como Neemias desperta no povo uma disposição de determinação de lutar uns pelos outros. Se você quer terminar algo que você começou, vai precisar de determinação. Isso precisa estar presente na vida cristã. “E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos” (Gl 6.9). Em tudo isso, mantenha o foco em Deus. Precisamos declarar em fé e oração a confiança nele. Para manter o ânimo, é preciso contar com Deus. “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará” (Sl 37.5). Assim como o Senhor esteve contigo até aqui e te ajudou, assim estará contigo em todo caminho pela frente.

Amados de Deus, a vida não é simples. Mas você tem uma história única e especial. As vezes nos vemos construindo ou reconstruindo coisas importantes em nossa vida. Para tanto, não desanime! O Senhor seja contigo e te abençoe. Amém.
 


Autor(a): Pastor Astor Albrecht
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Antigo / Livro: Neemias / Capitulo: 4 / Versículo Inicial: 6 / Versículo Final: 14
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 45082

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

É mais consolador ter Deus como amigo do que a amizade do mundo inteiro.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
É por meio de Cristo que somos aceitos por Deus, nos tornamos o povo de Deus e somos salvos.
1Coríntios 1.30b
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br