Ministério com Ordenação



ID: 2681

Mensagem para o Dia do Ministro e da Ministra - 2018

08/06/2018


 Mensagem para o Dia do Ministro e da Ministra

Estimadas Ministras,
Estimados Ministros!

Perseverai na oração, vigiando com ações de graça”. Colossenses 4.2 (trad. Lutero)

Vivemos tempos intensos! Complexos! Coincidem com o dia em que celebramos o dia do Pastor, dia da Pastora e, por extensão, o dia do Catequista, da Catequista, do Missionário, da Missionária, do Diácono e da Diácona! Na IECLB, o dia 10 de junho é dia de celebrar todos os quatro Ministérios com Ordenação!

Muito mais do que parabenizar, quero aproveitar esta oportunidade para agradecer a cada um e a cada uma de vocês. Nestes tempos de tanta incerteza, insegurança, polarizações e mudanças rápidas, dar conta do Ministério não tem sido tarefa fácil. A atual crise que vivemos em nosso país é grave. Não permite atitudes aventureiras! Muito menos um profetismo narcisista panfletário vazio de propostas concretas, principalmente de pessoas que estão descoladas da vida real de nossas Comunidades.

O momento que vivemos afeta o exercício do nosso Ministério. Questiona nossa pregação, questiona a missão que abraçamos. Como não cair na vala rasa do senso comum tipo “intervenção militar já”, ou (não querendo sugerir nada) “inquisição já!”? - afinal, juízes de plantão não faltam. Como não se deixar dominar pelos espíritos que fragilizam princípios evangélicos como graça e misericórdia, o princípio da comunitariedade? Afinal, estes são traços do rosto de Deus revelado em Jesus Cristo!

Em alguns círculos tenho afirmado que, se nós não temos um projeto de país, o mesmo não podemos dizer em relação à IECLB. Nós temos um projeto de Igreja! Somos uma Igreja de Comunidades! Queremos ser uma Igreja de Comunidades atrativas, inclusivas e missionárias, que possam inspirar transformações também em nossa sociedade! Queremos ser um espaço seguro num contexto de insegurança! A missão que Deus confiou para a IECLB está muito bem formulada! Este projeto de Igreja tem uma bela história. Foi construído ao longo dos últimos 194 anos. É fruto da ação do Espírito Santo que se traduz nas ações conjuntas, no mutirão, na fidelidade ao Evangelho. E todos e todas nós somos parte dessa história! Você é parte desta história!

O mercado religioso coloca desafios enormes para a IECLB e, por conseguinte, a cada um, cada uma de nós. Como não perder o foco? Como não entrar na lógica do mercado religioso que fomenta o narcisismo ministerial, posturas egocêntricas, instrumentaliza a Palavra de Deus para legitimar uma agenda moralista, fundamentalista, que acusa e condena e, de forma alguma, promove a Cristo? Como implementar ações que nos ajudem a fazer frente às fragilidades da própria instituição, visto que, quando não estamos atuando numa Comunidade, é a ela, a instituição que sistematicamente criticamos e acusamos, que vamos recorrer para nos ajudar e apoiar?

Nestes últimos anos, inspirados na Missão e Visão que Deus confiou à IECLB e, para dar conta desta tarefa à luz do princípio que pautou esta gestão, o cuidado, foram estabelecidas prioridades. Com a ajuda e apoio de vocês, vários programas nacionais foram implementados. Vocês acolheram o convite para participar de seminários, reuniões, grupos de trabalho, conselhos, a elaborar estudos, escrever textos, compartilhar notícias, abraçar campanhas, enfim, vocês serviram e proclamaram o Evangelho.

Há muito para agradecer! Quero destacar:

1. Obrigado a vocês que se envolveram no Programa de Acompanhamento a Estudantes! Aos mentores e às mentoras de estudantes de teologia. Acreditem, este tempo disponibilizado para esses jovens tem sido de muita bênção!

2. Obrigado a vocês que estão acolhendo o convite e participam nos seminários oferecidos pelo programa de Acompanhamento a Ministros e Ministras! Nós, Ministros e Ministras, precisamos aprender a nos “deixar ajudar”; aprender a buscar ajuda profissional para nossas angústias, crises pessoais (vocacionais) e familiares! Permitir que a graça e a misericórdia de Deus nos envolvam e restaurem. Ainda sonho com espaços seguros entre nós Ministros e Ministras da IECLB! Espaços de cumplicidade, parceira, apoio, suporte! Isto não cabe à instituição criar, cabe a nós!

3. Obrigado a vocês que têm abraçado o Programa de Fortalecimento da Ação Comunitária. Aqui está o coração da Igreja! É na Comunidade que pulsa a vida de fé. E não é pouca coisa! Vocês estão à frente de inúmeros trabalhos, projetos. A liderança de vocês ao lado dos membros e lideranças e, com o apoio e participação da própria família, é fundamental.

4. Não menos importantes são aqueles e aquelas colegas que se dispuseram a ser mentores e mentoras no PPHM, ou que participam nas bancas e nas avaliações do Programa da Habilitação ao Ministério. Muita gente tem participado nesse programa. Trata-se de uma ação estratégica e fundamental com vistas ao fortalecimento do exercício ministerial. Obrigado a cada um e a cada uma de vocês que tem participado neste programa.

5. Tema que nos tem acompanhado historicamente é a Missão. O Programa de Qualificação da Ação Missionária tem trabalhado de forma intensa este tema. Quero agradecer a vocês que têm sido propositivos nessa temática e aprofundado o mesmo no contexto em que atuam. Nós estamos em busca de respostas! Pessoalmente estou convicto de que há muita coisa em jogo quando pensamos a Missão da IECLB. Olhemos para nós mesmos, o corpo de Ministros e Ministras da IECLB, e nos perguntemos: Se o futuro da IECLB, sua sustentabilidade (R$), dependesse da nossa participação (também R$) e dos nossos próprios filhos e filhas, quais seriam as perspectivas?

6. Não menos importante é o Programa que trata da Qualificação da Comunicação. Este tem sido um desafio permanente. Há muito que aprender nesta área. A começar pela forma como nós mesmos exercitamos a comunicamos entre nós. Como nos respeitamos? Valorizamos? Como verbalizamos e compartilhamos nossas posições? Quero agradecer aos colegas e às colegas que têm usado as redes sociais de forma cuidadosa, sem expor a si mesmos e nem a IECLB gratuitamente. Que usam os caminhos legítimos para comunicar suas convicções e honestamente fazem valer o que institucionalmente já está definido. Que são propositivos! Em tempos de fake news todo o cuidado é pouco!

7. E, por último, agradeço às e aos colegas que fazem valer o princípio luterano do Sacerdócio Geral de todas e todos os crentes. O Programa de Qualificação Funcional quer fortalecer as lideranças da IECLB em todas as instâncias. Empoderar estas pessoas, confiar e não competir com elas é fundamental. O tempo em que vivemos exige, muito mais do que outrora, gente comprometida com o Evangelho e qualificada em todas as áreas, para darmos conta da Missão que Deus confiou à IECLB. Fragilizamos a Missão de Deus e a própria instituição quando intencionalmente reproduzimos a cultura do “jeitinho”, ao lidarmos sem transparência com recursos financeiros, quando ainda hoje ignoramos o PAMI, desconsideramos o Plano Nacional de Ofertas, ignoramos o Tema do Ano ou uma campanha tão importante para a viabilidade de projetos missionários como a Vai e Vem.

Como podem ver, ao lado de todas as atividades locais, sinodais e estes programas, não podemos dizer que nada acontece na IECLB. Refletem o momento complexo e desafiador que vivemos! Evidenciam a intensidade com que exercemos o Ministério na IECLB. Muita vida pulsa nesta humilde serva de Deus chamada IECLB.

Sou grato a Deus pelos Ministros e Ministras que Deus despertou para servirem a Ele na e através da IECLB. 

Sou grato também às famílias de vocês que dão o suporte e apoio necessários para darmos conta da Missão de Deus! 

Grato pela paixão no exercício do Ministério. 

Grato pelas muitas vezes em que muitos de vocês carregaram esta Presidência com suas orações, carinho, palavras de encorajamento e perdão. 


Parabéns pelo nosso dia! 

Perseverai na oração, vigiando com ações de graça”. Colossenses 4.2 

“Senhor Deus, querido Pai nos céus! 
Certamente não sou digno do Ministério e do serviço pelos quais devo proclamar a tua honra e cuidar da Comunidade. 
Mas, porque me colocaste como Pastor (Ministr@) e mestre da Palavra, e como o povo carece de instrução e ensino, então me ajuda e permite que os teus santos anjos estejam comigo. 
Caso te agrade realizar alguma coisa para a tua honra e não para a minha honra ou glória humana, então me concede, por tua graça e misericórdia, o bom entendimento da tua Palavra e, mais ainda, que eu também a cumpra. 
Ó, Jesus Cristo, filho de Deus vivo, Senhor e bispo de nossas vidas, envia teu Espírito Santo, para que me ajude a levar adiante a obra e produza em mim, por tua força divina, o querer e o realizar. Amém
.” (Martim Lutero) 

Um forte e fraterno abraço, 

P. Dr. Nestor Paulo Friedrich 
Pastor Presidente

 


Autor(a): Nestor Paulo Friedrich
Âmbito: IECLB
Área: Ministério / Nível: Ministério com Ordenação / Instância Nacional: Presidência
Natureza do Texto: Manifestação
Perfil do Texto: Mensagem
ID: 47550

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Anunciarei o amor de Deus, o Senhor, e darei graças por tudo o que Ele tem feito.
Isaías 63.7
REDE DE RECURSOS
+
Portanto, já que vocês aceitaram Cristo Jesus como Senhor, vivam unidos com ele. Estejam enraizados nele, construam a sua vida sobre ele e se tornem mais fortes na fé.
Colossenses 2.6-7
© Copyright 2018 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br