Estações do Jubileu - Estação de agosto/2017: Diaconia

29/07/2017

Diaconia
Diaconia
Diaconia
Diaconia
Diaconia
Diaconia
Diaconia
Diaconia
Diaconia
Diaconia
Diaconia
Diaconia
Diaconia
Diaconia
1 | 1
Ampliar


Dando seguimento ao projeto das Estações do Jubileu da Reforma, convidamos para, neste mês de agosto, aprofundarmos a reflexão sobre o tema Diaconia, uma das dimensões da Missão, conforme o Plano de Ação Missionária da IECLB (PAMI).

A Diaconia parte da Comunidade, que celebra a graça recebida e que, a partir dela, age para transformar relações injustas, que segregam, distanciam pessoas umas das outras e as afastam dos recursos que Deus disponibilizou a toda criatura.

A Diaconia decorre do amor irrestrito de Deus. Ele impulsiona a Comunidade e os seus membros a multiplicar gestos de amor, sem qualquer discriminação nem limites de natureza geográfica ou étnica. Deus é o agente da transformação, por isso a Diaconia anda de mãos dadas com a espiritualidade.

A nossa omissão diante das injustiças do cotidiano e das estruturas opressoras que se perpetuam dentro e fora do ambiente comunitário nos leva ao arrependimento. Somos desafiados e desafiadas a nos desacomodarmos e a percebermos a dor alheia decorrente de sistemas sociais, econômicos e políticos injustos. Somos chamados e chamadas a descruzarmos os braços, a sairmos do comodismo, para criarmos espaços comunitários que acolham quem sofre.

A tarefa diaconal não é exclusiva deste ou daquele grupo ou departamento. Toda Comunidade e os seus membros são chamados a se envolver na dimensão diaconal da missão. Trata-se de investir na preservação da vida, de recuperar a dignidade de pessoas maltratadas e deixadas de lado, percebendo-as como filhas de Deus e não como objetos de caridade.

A Presidência da IECLB conclama as Comunidades, os Ministros, as Ministras e as lideranças a ficarem atentas para as Estações do Jubileu, que ocorrerão até o final deste ano. A sexta Estação, neste mês de agosto, traz eventos importantes na sua agenda, como o Dia dos Pais, no segundo domingo do mês, dia 13, oportunidade para refletir sobre o dom da paternidade responsável, e a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, que ocorre entre os dias 21 e 27 e motiva a promover e a fortalecer ações em prol da inclusão, de modo que todas as pessoas se sintam acolhidas, cuidadas e incluídas na vida comunitária e também social.

A celebração do Jubileu da Reforma nos lembra dos esclarecimentos de Lutero: tudo o que temos procede de Deus: o alimento, a vestimenta, a saúde, a família, os dons. Quando agimos, é Deus quem age. A graça divina é a origem da ação diaconal – as boas obras. Somos o meio da sua ação. É por nosso intermédio que Deus faz chegar a sua ajuda às pessoas. Cabe-nos colocar tudo o que recebemos a seu serviço, em obediência e em gratidão, a partir da fé, em favor das pessoas que sofrem, pois “Assim como o fogo sempre produz calor e fumaça, também a fé sempre vem acompanhada de amor” (Lutero).

É por isso que dedicamos a Estação de Agosto ao tema “Diaconia”. Subsídios para abordar a temática podem ser encontrados no Portal Luteranos, em especial na Editoria “Diaconia” e nas páginas Missão com Pessoas com Deficiência, Missão na Saúde e Alimentação, Diaconia e Pessoas Idosas  Manifestos sobre Diaconia, Diaconia – Terra e Agricultura , Acompanhamento e ConsolaçãoRede de Diaconia . Na página oficial da IECLB no Facebook (https://www.facebook.com/IgrejaEvangelicadeConfissaoLuterananoBrasilOficial), são postados e-cards (cartões eletrônicos) e conteúdos diversos que podem ser compartilhados. No Jorev Luterano (http://www.luteranos.com.br/conteudo_organizacao/500-anos/500-anos-jornal-evangelico-luterano), desde 2012, as páginas centrais contêm uma série de reflexões em torno de Lutero e da Reforma.

Que, no ano em que celebramos o Jubileu da Reforma, possamos recolocar a Diaconia no centro de nossa Ação Missionária, juntamente com as dimensões da Comunhão, da Liturgia e da Evangelização.

Fraternalmente,
Nestor Paulo Friedrich
Pastor Presidente
 

REDE DE RECURSOS
+
Essa esperança não nos deixa decepcionados, pois Deus derramou o seu amor no nosso coração, por meio do Espírito Santo, que Ele nos deu.
Romanos 5.5
© Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br