Deus conhece quem de fato somos

Senhas diárias

18/04/2019

Deus mesmo diz a Samuel esta frase: As pessoas olham para a aparência, mas o Senhor vê o coração. Isto é, Deus conhece as verdadeiras intenções de cada pessoa e as capacidades que elas têm. Quando Eliabe aparaceu, Samuel encantou-se com a sua aparência, pois era alto e sua presença chamava a atenção. Porém, o Senhor lhe disse que não se admirasse com Eliabe, pois seu coração não era segundo Deus. Javé tinha outros critérios, muito diferentes de aparência externa, para julgar e decidir quem seria o futuro rei de Israel. Ele sabe quem somos e o que somos. Nós podemos enganar uns aos outros, mas nunca enganaremos a Deus com nossas intenções e jeito de ser. Não devemos olhar para a aparência das pessoas, mas para suas atitudes, especialmente aquelas que acontecem longe do olhar da comunidade ou do grupo com o qual se convive. Todas as pessoas são amadas por Deus e Ele quer o bem de todas. Por isso precisamos dar valor a toda e qualquer pessoa. Precisamos evitar as preferências e favorecimentos por causa das posses e importância que pessoas possam ter diante do grupo. Também precisamos evitar dar preferência para quem pode dar alguma coisa para o grupo, mas cuidar de todas, especialmente daquelas que pouco ou nada podem. O fato de Deus conhecer tudo o que está em nosso coração deveria nos fazer ser humildes e perceber que o amor a Deus e o amor ao próximo são tudo o que devemos buscar em nosso viver.
Jesus conhecia muito bem as pessoas e especialmente seus discípulos. Ele sabia que Pedro era uma pessoa solícita, mas de atitudes impulsivas e impensadas. Ele aproveita aquele momento de confusão, com sua prisão e julgamento, para falar muito alto e claro com Pedro. Cristo também entendia que aparentar algo, mas não ser coerente na hora de sustentar a palavra ou a atitude assumida, em nada ajuda na promoção do Reino de Deus. Deus quer pessoas, nós, que sejam de coração disposto a fazer sua vontade e andar por seus caminhos, cuidando uns dos outros em amor. Deus quer pessoas com o coração aberto à sua verdade e que não se esquivem do amor ao próximo. Deus quer pessoas que amem a Jesus e sua palavra e se importem apenas com a sua opinião e não queiram mostrar aparência que só agrada a pessoas. Façamos assim, onde estivermos, diante do olhar de outras pessoas ou a sós, e sejamos de boa aparência especialmente diante de Deus. Ele conhece nosso coração e nossas verdadeiras intenções. Façamos com que estas intenções sejam cada vez mais de acordo com a vontade do Senhor que é de amor a Deus e ao próximo antes de qualquer outra coisa.


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 51590
REDE DE RECURSOS
+
Continuem a crescer na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
2 Pedro 3.18
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br