Sínodo Sul-Rio-Grandense



Rua José Júlio da Cunha , 235 Três Vendas
CEP 96065-626 - Pelotas /RS - Brasil
Telefone(s): (53) 3283-2864 | (53) 9842-84556
sinodosr.sul@terra.com.br
ID: 19

Reformas no Templo São Miguel de Rio Grande

23/03/2019

55829736_310490649662585_4971776995647029248_n
Templo antes da Reforma
Histórico
Culto
Culto
Culto
Culto
1 | 1
Ampliar

No último dia 23 de março, sábado, às 19h a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Rio Grande celebrou o Culto de Ação de Graças pela reforma e pintura do seu Templo, denominado de Templo São Miguel.

Neste culto, além da presença da comunidade local, estiveram presentes a Pastora Sinodal Roili Borchardt, o Presidente do Conselho Sínodal Sr. Ronaldo Tessmann, a Secretária da Diretoria do Conselho Sínodal Sra. Rejane Maria da Nova Cruz Peter, a Presidenta da OASE Sinodal Sra. Leda Wally Viríssimo, autoridades locais, como o Prefeito de Rio Grande, Sr. Alexandre Lindermeier, a Presidenta da Câmara de Vereadores de Rio Grande, Sra. Andréa Dutra Westphal, o Reverendo Ramacés Hartwig da Igreja Episcopal Anglicana, representantes do Grupo de Folcolares da Igreja Católica, o Coral feminino da IELB e demais visitantes.

O culto foi confuzido pelo Pastor local, P. Cleber Fontinele Lima e pela Pastora Sinodal. Foi um culto muito participativo e alegre. Também testemunhamos durante a liturgia do culto, o Batismo de Rafael Liske Rivaroli e Isadora Griep Rivaroli, pai e filha. Após o culto houve um momento de confraternização. 

BREVE RESGATE HISTÓRICO SOBRE O TEMPLO SÃO MIGUEL

Concluída a construção em 1911 e conhecida como “A Igreja do Galo”. O templo é uma réplica da Igreja São Miguel em Hamburgo, na Alemanha.
Na década de 1900, em reunião realizada no antigo Clube Germânico, membros da Diretoria do Colégio Alemão e do Consulado Alemão Real decidiram construir um Templo Luterano na Cidade de Rio Grande. Com as obras em andamento, decidiram que o Templo seria denominado “Capela São Miguel”.

O Templo em Estilo Arquitetônico Alemão, foi construído com a ajuda financeira da Comunidade Luterana residente na Cidade do Rio Grande e por muitos anos manteve a Sociedade Escolar Alemã. Na década de 1940, em meio a Segunda Guerra Mundial, o templo foi ocupado pela Liga de Defesa Nacional e, em 1945, ao final da guerra, seus bens foram confiscados pelo Governo por razões políticas ideológicas, sendo devolvida aos Imigrantes Alemães em 1954 em estado lastimável.

O Templo foi restaurado em 1992, com apoio da Comunidade Luterana da Cidade e da Empresa Pescal S. A. No final do ano de 2018 vimos a necessidade urgente de reformar e pintar o nosso templo. Com o apoio da Paróquia, de membros e pessoas não luteranas que têm muito carinho por este Templo, iniciamos os trabalhos que foram concluídos no início de 2019.
 


Autor(a): Sínodo Sul-Rio-Grandense e P. Cleber Fontinele Lima
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sul-Rio-Grandense
ID: 51348

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Ó Senhor Deus, o teu amor chega até o céu e a tua fidelidade vai até as nuvens. A tua justiça é firme como as grandes montanhas e os teus julgamentos são profundos como o mar.
Salmo 36.5-6
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Quisera não ter outro pensamento que este: a ressurreição aconteceu para mim!
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br