Sínodo Sudeste



Rua Barão de Itapetininga , 255 Cj 510 - Centro
CEP 01042-001 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 3257-8418 | (11) 3257-8162
sinodosudeste@luteranos.com.br
ID: 18

JUIZ DE FORA COMEMORA 155 ANOS

05/11/2017

JUIZ DE FORA 2
JUIZ DE FORA 1
JUIZ DE FORA 3
JUIZ DE FORA 4
JUIZ DE FORA 5
JUIZ DE FORA 6
JUIZ DE FORA 8
1 | 1
Ampliar

“Naquele dia vocês dirão: Louvem ao Senhor, invoquem o seu nome; anunciem entre as nações os seus feitos, e façam-nas saber que o Seu nome é exaltado. Cantem louvores ao Senhor, pois ele tem feito coisas gloriosas, sejam elas conhecidas em todo o mundo”
Isaías 12:4,5
Com o coração exultando de alegria e gratidão, queremos aproveitar essa oportunidade para anunciar as maravilhas que o Senhor tem feito na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Juiz de Fora, ao longo desses 155 anos, a serem comemorados nessa semana. Observando nossa história, nossa essência, percebemos que essa data é muito importante pois se trata de uma celebração de vidas. Afinal, essa caminhada desde o início, e daqui por diante, só faz sentido por envolver pessoas. Pessoas, com o desejo de servir a Deus e ter comunhão uns com os outros.
De acordo com os registros históricos, os primeiros imigrantes luteranos se estabeleceram na cidade de Juiz de Fora em 1858, motivados pela proposta de trabalho na construção da Estrada União e Indústria. Naquele tempo, pela impossibilidade de haver um templo próprio, esses cristãos se reuniram, ao longo dos primeiros anos, nas casas uns dos outros para orarem, lerem e meditarem na Palavra e louvarem a Deus.

A organização de uma escola para os colonos alemães, a partir de 1861, permitiu que os luteranos fossem se organizando como um grupo. Pouco tempo depois, veio a autorização para utilizar o espaço escolar como local da celebração dos cultos. Data de 9 de novembro de 1862 o “Livro de Registros dos Atos Ministeriais da Comunidade Evangélica em Juiz de Fora”, por isso, considera-se esta a data de fundação.

Em 30 de junho de 1885, Dom Pedro II assina um termo, doando aos imigrantes alemães um terreno para construção de um templo, e o prédio construído para a escola. O templo da Rua General Gomes Carneiro foi inaugurado em 10 de maio de 1886. Entretanto, esse foi avariado por conta de uma explosão em um paiol de material bélico do Exército que ficava próximo do prédio. Esse fato levou à interdição daquele espaço, e os cultos passaram a ocorrer na Rua Dom Pedro II, no Mariano Procópio, onde acontecem ainda hoje. Contamos também com Capela de São Pedro, inaugurada em 1935 e a do bairro Borboleta, em 1962. A Comunidade atendeu a irmãos na fé que viviam na cidade de Mar de Espanha, com isso, em 1967, inaugurou-se o templo naquela cidade e até hoje vivenciamos a fé em Deus juntos.

Meus caros, essa é nossa história, a história de muitas vidas, afinal uma Igreja só existe por causa das vidas que se juntam para declarar e viver as maravilhas de Deus onde fomos chamados. E é maravilhoso saber que durante todos esses anos Deus esteve com aqueles que nos precederam, está conosco hoje e, certamente, acompanhará as pessoas que se achegarem para conhecê-Lo e servi-lo à partir Juiz de Fora, nos anos futuros. Que sigamos direcionados e inspirados pela presença de Jesus Cristo.
Barbara Rossi Munck dos Santos – Vice Presidente da Comunidade


Autor(a): Bárbara Rossi Munck dos Santos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
ID: 44643

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Cristãos autênticos são os que trazem a vida e o nome de Cristo para dentro da sua vida, pois o sofrimento de Cristo não deve ser tratado com palavras e aparências, mas com a vida e com a verdade.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca.
Lamentações 3.25
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br