Sínodo Sudeste



Rua Barão de Itapetininga , 255 Cj 510 - Centro
CEP 01042-001 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 3257-8418 | (11) 3257-8162
sinodosudeste@luteranos.com.br
ID: 18

Comunidade Missionária de Resende, Rio de Janeiro

18/06/2017

Resende 18 de junho de 17
Resende 18 de junho de 17 -2
1 | 1
Ampliar

COMUNIDADE MISSIONÁRIA DE RESENDE/RJ
A Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Resende/RJ é uma pequena comunidade da IECLB às margens da Rodovia Eurico Gaspar Dutra (Via Dutra), no Médio Vale do Rio Paraíba, distante a 270 Km da cidade de São Paulo e 150 Km da cidade do Rio de Janeiro. A Comunidade abrange os municípios de Resende, Itatiaia (e Penedo), Porto Real e adjacências (Barra Mansa e Volta Redonda). É uma Comunidade pequena (com pouco mais de 30 pessoas). Em Resende, está localizada a Academia Militar de Agulhas negras (AMAN) com regular trânsito de militares luteranos e, mais recentemente a região tem recebido grande afluxo de empresas, sobretudo de fábricas de automóveis. As possibilidades missionárias são promissoras. Atualmente, a Comunidade está sem ministro/a, pois perdeu o apoio financeiro da IECLB para seu Projeto Missionário. Por ora, ela é atendida esporadicamente por ministros/as do Núcleo Rio de Janeiro (no qual está inserida) e pelo Pastor Sinodal Geraldo Graf.
Durante o culto do último dia 18 de junho, a Comunidade sentiu-se fortemente identificada com as palavras da leitura bíblica do domingo, especialmente Romanos 5.3-4, quando o apóstolo Paulo escreve: “A tribulação produz perseverança; a perseverança, experiência. A experiência, esperança”. Por causa da falta de ministro/a, a comunidade teme o desligamento de membros e o consequente fim da mesma. Porém, com muita perseverança, a comunidade aprende a enfrentar suas dificuldades, desenvolve e pratica com muita coragem e esperança o “Sacerdócio de todas as pessoas que creem” (! Pedro 2.9). Mesmo sem ministro/a, a Comunidade se reúne todos os domingos em culto (um exemplo para muitas outras). Como suporte, usa o material litúrgico publicado no Portal Luteranos. Além disso, mantém todos os encontros e trabalhos existentes: Culto Infantil, Ensino Confirmatório, Formação, Estudos Bíblicos, Música e Visitação. A Comunidade tem consciência da sua vocação e tarefa missionária e procura divulgar seu jeito de ser luterano às pessoas com as quais tem contato. Também tem clara consciência da relação entre Missão e Diaconia.
A Comunidade deseja a retomada da presença ministerial em Resende, pois considera estratégica a presença da IECLB na região. A liderança está pronta. Falta o/a ministro/a!

Pastor Sinodal Geraldo Graf
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Um pregador deve fazer três coisas: ler a Bíblia com afinco, orar de coração e permanecer um discípulo e aluno.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Anunciarei o amor de Deus, o Senhor, e darei graças por tudo o que Ele tem feito.
Isaías 63.7
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br