Sínodo Planalto Rio-Grandense



Avenida Pátria , 1136 - Centro
CEP 99500-000 - Carazinho /RS - Brasil
Telefone(s): (54) 9840-89948 | (54) 9840-89948
planalto@luteranos.com.br
ID: 15

32ª Edição do Festival do Imigrante

Coqueiros do Sul, RS

24/07/2016

Fes_Imigrante-2016 (2)
Fes_Imigrante-2016 (16)
Fes_Imigrante-2016 (17)
Fes_Imigrante-2016 (18)
Fes_Imigrante-2016 (19)
Fes_Imigrante-2016 (20)
Fes_Imigrante-2016 (21)
Fes_Imigrante-2016 (22)
Fes_Imigrante-2016 (57)
Fes_Imigrante-2016 (58)
Fes_Imigrante-2016 (60)
Fes_Imigrante-2016 (61)
Fes_Imigrante-2016 (82)
Fes_Imigrante-2016 (89)
Fes_Imigrante-2016 (94)
Fes_Imigrante-2016 (108)
Fes_Imigrante-2016 (121)
1 | 1
Ampliar

No domingo 24 de julho de 2016 aconteceu mais uma edição do Festival do Imigrante no município de Coqueiros do Sul.

Fomos brindamos com um belo dia de sol que veio para alegrar e aquecer um dia de festa que acontece em meio a um inverno rigoroso. As festividades deram início com o momento da dispensa do Serviço Militar dos jovens nascidos no ano de 1998. Este momento acontece tradicionalmente a cada ano no dia que encerra as festividades do Festival do Imigrante. Os jovens prestaram o Juramento à Bandeira e receberam o Certificado de dispensa.
Logo após este momento aconteceu uma singela celebração alusiva aos Imigrantes, Colonos e Motoristas. A celebração esteve a cargo da Pastora Sonja Hendrich Jauregui e da ministra católica Loreci Kussler que veio representando o Pe. Avelino Pinzetta da Comunidade Católica Sagrado Coração de Jesus de Coqueiros do Sul.

A celebração iniciou com o hino Pai Nosso do cantor evangélico Ernani Luís. A seguir a missionária Loreci trouxe uma saudação e a pastora Sonja transmitiu uma mensagem a partir do Evangelho previsto para o domingo (Lucas 11.1-13) que fala sobre o momento que Jesus ensina a orar o Pai Nosso. A partir deste texto a Comunidade foi desafiada a ser exemplo. 

Palavras da Mensagem:
“Quando nos encontramos em reuniões da Igreja ou em outros espaços em muitos momentos temos a oportunidade de compartilhar algo que vivemos e aprendemos com nossos pais, avós ou mesmo com uma pessoa amiga. São experiências que são lembradas com carinho. São momentos de oração, de força na adversidade, de ajuda e orientação em momentos de dúvida... Quantas coisas sabemos hoje que aprendemos com as experiências de vida de outras pessoas. Quanto temos hoje graças a força e a garra de nossos antepassados, de pessoas que com coragem e fé saíram de sua terra natal em um momento de muito sofrimento e vieram ao Brasil em busca de um lugar melhor para viver. E junto consigo em suas bagagens trouxeram o que os ajudou a ter a certeza que Deus estaria com eles nesta peregrinação. Trouxeram a sua Bíblia, o seu hinário, o catecismo, o seu livro de oração. E com estes livros procuraram ser exemplos às novas gerações, ensinando a orar e o valor da fé na vida de cada pessoa. Construíram a Igreja e passaram este valor aos seus filhos e netos.

Este é certamente um legado precioso que recebemos de nossos antepassados e que é urgente resgatarmos. Oração, ou seja, orar com ação... Orar e agir para que as relações humanas sejam amorosas e comprometidas com a paz e a justiça. Se estamos aqui neste Festival de Imigrantes e iniciamos este dia com um momento de oração e reflexão da palavra bíblica significa que esta herança recebemos de nossos antepassados. A mais preciosa... APRENDEMOS PELO EXEMPLO. Que exemplos temos passado as novas gerações? Fica a pergunta para que cada pessoa possa responder. Fica o compromisso de todos nós para construirmos a cada dia um lugar bom para viver...

Com certeza, muito mais fácil e leve se torna a vida quando partilhada e vivida em comunidade. E isso nós podemos aprender com os primeiros imigrantes que pisaram neste chão. A cada dia pedir em oração que Deus nos proteja, que ele nos guie e que ele nos ajude a realizar as tarefas do próximo dia. Jamais nos esquecendo de que Deus é um Deus da vida. Vida que se renova a cada dia na comunhão, na solidariedade, na partilha da Palavra, na oração, na acolhida entre os diferentes irmãos e irmãs.”

Logo após a mensagem fomos convidados e convidadas a orar o Pai Nosso de mãos dadas, formando uma bela corrente de oração que roga a Deus a sermos fortes e perseverantes em ser exemplo às gerações mais jovens.

A seguir aconteceu o tradicional desfile cívico. Como acontece a cada ano várias pessoas mostraram com criatividade o dia-a-dia do agricultor e do motorista O desfile foi aberto pelas soberanas do Município de Coqueiros do Sul e as soberanas eleitas para este Festival do Imigrante. Terminado este momento especial as festividades deram continuidade no almoço e baile na Sociedade de Cantores Niegedacht.


Autor(a): Pa. Sonja H. Jauregui
Âmbito: IECLB / Sinodo: Planalto Rio-Grandense
ID: 38883

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O Senhor conduza o vosso coração ao amor de Deus e à constância de Cristo.
2Tessalonicenses 3.5
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Em todo o universo, não há nada que possa nos separar do amor de Deus, que é nosso por meio de Cristo Jesus, o nosso Senhor.
Romanos 8.39
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br