Sínodo Paranapanema



Rua Treze de Maio , 928 - São Francisco
CEP 80590-300 - Curitiba /PR - Brasil
Telefone(s): (41) 3257-5571 | (41) 3356-5017
sinodo@sinodoparanapanema.com.br
ID: 14

Seminário Comunidades Criativas 2017

27/05/2017

Seminário Comunidades Criativas 2017
Seminário Comunidades Criativas 2017
Seminário Comunidades Criativas 2017
Seminário Comunidades Criativas 2017
Seminário Comunidades Criativas 2017
Seminário Comunidades Criativas 2017
Seminário Comunidades Criativas 2017
1 | 1
Ampliar

O Sínodo Paranapanema, em parceria com a Coordenação de Educação Cristã e Núcleo de Produção e Assessoria da IECLB , ofereceu, nos dias 27 e 28 de maio, no Lar Luterano de Retiros (Curitiba), uma rica oportunidade de formação.
Com uma significativa participação de lideranças de todas as idades , uma equipe de bons profissionais – a catequista Valéria Franz Bock, o catequista Cláudio Giovani Becker, o professor Marcelo Schneider e o pastor Marlon Jonas Radons – promoveu dois dias de oficinas intercaladas por plenárias.
No sábado pela manhã, com uma palavra de saudação, o pastor sinodal Odair Braun deu as boas vindas a todos, falando da satisfação de ver um grupo tão grande de participantes e desejando que o seminário alcançasse os melhores resultados e viesse ao encontro de todas as expectativas.
A programação previa momentos de louvor e reflexão, plenárias, oficinas e apresentação de publicações da IECLB para a educação cristã contínua. E, ao longo dos dois dias, as pausas para café, cafezinho, almoço ou jantar foram marcadas por interação, convivência e descontração.
Nas plenárias, a catequista Valéria abordou assuntos diretamente ligados à confessionalidade luterana e ao nosso jeito de ser igreja: contribuições da Reforma para a educação; justificação por graça e fé; a liberdade cristã; sacerdócio geral. Foram momentos de conhecimento compartilhado de forma bastante lúdica e interativa.
E quanto às oficinas?
Narração de histórias: o professor Marcelo, através de muitos exercícios e práticas, despertou o lado ator/atriz de cada participante. Diferentes formas de contar histórias para os diferentes grupos que se reúnem em nossas comunidades...
Dinâmicas de grupo: Cláudio Becker apresentou um leque de dinâmicas e levou o grupo a muitas reflexões sobre o uso e as variações possíveis para cada uma.
Bibliodrama: a oficina que, a princípio, teve a menor procura, provocou as avaliações mais surpreendentes, tamanha foi a satisfação dos que a fizeram. O pastor Marlon, assim como os outros assessores, conseguiu envolver e sensibilizar a todos os participantes.
Além do registro escrito, os registros fotográficos refletem o sucesso do evento e a certeza de que formação e atualização constantes fazem a diferença no exercício das nossas funções, seja nas comunidades e paróquias, seja em outras isntituições.
 


Autor(a): Elizabeth Flemming
Âmbito: IECLB / Sinodo: Paranapanema
ID: 42478

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Se cada um servisse a seu próximo, o mundo inteiro estaria repleto de culto a Deus.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Eu também sou parte e membro dessa congregação, coparticipante e codesfrutante de todos os bens que possui. Pelo Espírito, a ela fui levado e incorporado, pelo fato de haver ouvido e ainda ouvir a Palavra de Deus, que é o princípio para nela se entrar.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br