Ordenação ao Ministério Pastoral em Domingos Martins/ES

Joel Sandro Frederico é ordenado ao Ministério Pastoral em culto festivo

16/09/2018

Ordenacao Joel -01
Ordenacao Joel -02
Ordenacao Joel -03
Ordenacao Joel -04
Ordenacao Joel -05
Ordenacao Joel -06
Ordenacao Joel -07
Ordenacao Joel -08
Ordenacao Joel -09
Ordenacao Joel -10
Ordenacao Joel -11
Ordenacao Joel -12
Ordenacao Joel -13
Ordenacao Joel -14
Ordenacao Joel -15
Ordenacao Joel -16
Ordenacao Joel -17
Ordenacao Joel -18
Ordenacao Joel -19
Ordenacao Joel -20
Ordenacao Joel -21
Ordenacao Joel -22
Ordenacao Joel -23
Ordenacao Joel -24
Ordenacao Joel -25
Ordenacao Joel -26
Ordenacao Joel -27
Ordenacao Joel -28
Ordenacao Joel -29
Ordenacao Joel -30
Ordenacao Joel -31
Ordenacao Joel -32
Ordenacao Joel -33
Ordenacao Joel -34
Ordenacao Joel -35
Ordenacao Joel -36
Ordenacao Joel -37
Ordenacao Joel -38
Ordenacao Joel -39
Ordenacao Joel -40
Ordenacao Joel -41
Ordenacao Joel -42
Ordenacao Joel -43
Ordenacao Joel -44
1 | 1
Ampliar

Certamente, o dia 16 de setembro de 2018 ficou marcado na vida comunitária de Domingos Martins, como também na vida pessoal de Joel Sandro Frederico, que, em culto festivo celebrado junto à comunidade, foi ordenado ao Ministério Pastoral na IECLB – Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.
Joel, filho de Nelson Frederico e Izalma Raasch Frederico, natural do interior de Domingos Martins/ES, estudou na Faculdades EST. Cumpriu o PPHM (Período Prático de Habilitação ao Ministério) na Paróquia de Chapecó/SC, sob a mentoria da Pª Marlei Adam Arcari, e foi enviado para a Paróquia de Vila Pavão/ES, onde atuará como pastor.
A Paróquia de Domingos Martins, que teve o Joel como estudante de teologia em funções pastorais por um período significativo, muito alegrou-se e empenhou-se na recepção e preparação deste tão importante ato. Os grupos de canto e corais das comunidades da paróquia trouxeram belas canções, que complementaram lindamente a liturgia. O presbitério preparou uma confraternização para o final do culto, onde todas as pessoas presentes puderam participar.
Junto ao pastor sinodal do Sínodo Espírito Santo a Belém, pastor Joaninho Borchardt, ministros da região estiveram presentes no culto e compuseram a equipe de liturgia: pastor Eloir Carlos Ponath e diácona Irléci Klitzke Thomas, da Paróquia de Domingos Martins, pastor Lindomar Raach, da Paróquia de Marechal Floriano, diácono Luciano Butske, da Paróquia de Melgaço, pastor Edivaldo Binow, da Paróquia de Califórnia, e pastor Valdeci Foester, da Paróquia de Santa Maria de Jetibá. Foi assistente convidada pelo Joel a diaconisa Vilma Linda Reinar, diretora da Casa Matriz de Diaconisas, em São Leopoldo/RS. E o pastor emérito Anivaldo Kuhn foi o assistente convidado pela presidência da IECLB. Na pregação, o pastor sinodal Joaninho, a partir do texto de Jeremias 18.1-10, falou sobre sermos moldados por Deus no ministério e na vida pessoal, assim como o barro é moldado pelo oleiro. Deus nos molda para recebermos o ensino, para sermos portadores da sua palavra e para servirmos em obediência e dedicação ao seu Reino.
Após o ato de ordenação, presidido pelo pastor sinodal por incumbência da presidência da IECLB, Joel recebeu os votos dos assistentes, que deixaram palavras de orientação e de ânimo na tarefa de pastorear. Recebeu, ainda, votos de colegas e do presbitério local, que também entregou lembranças que expressam o carinho e a gratidão da comunidade e da paróquia.
O ministério da Palavra de Deus não nos pertence. Ele está acima de nós. É confiado por Deus à Igreja. Cabe à Igreja zelar pela pregação responsável da Palavra de Deus, convocando e enviando pessoas devidamente preparadas para este serviço. Joel, como demais ministros ordenados, através da ordenação, assume, em nome da Igreja, a tarefa de pregar a Palavra de Deus e administrar os santos sacramentos, fazendo com que o Evangelho alcance as pessoas lá onde estão, com suas tristezas e alegrias. Pela ordenação, o ministro é enviado a pastorear o povo aflito e desorientado, a dirigir orações e súplicas, a ouvir a sua confissão e a proclamar o perdão dos seus pecados, mantendo o sigilo do que lhe for confiado; é enviado a visitar, a aconselhar e a consolar os irmãos e irmãs na fé.
Ao pastor Joel Sandro Frederico, nosso desejo de que a mão de Deus o conduza em seu ministério e o proteja, sustentando seus passos e fortalecendo sua caminhada de fé a serviço do Reino de Deus.

 


Autor(a): Eloir Carlos Ponath
Âmbito: IECLB / Sinodo: Espírito Santo a Belém / Paróquia: Domingos Martins (ES)
Área: Ministério / Nível: Ministério com Ordenação
Testamento: Antigo / Livro: Jeremias / Capitulo: 18 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 10
ID: 48828
COMUNICAÇÃO
+
Quando Deus parece estar mais distante, mais perto de nós Ele se encontra.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br