Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas - OASE



ID: 2543

Reflexão de temas como Violência contra Mulher e Diaconia integram a programação do Encontro Nacional da OASE

06/04/2019

IMG_8038
IMG_8042
IMG_8052
IMG_8055
IMG_8061
IMG_8071
IMG_8076
IMG_8079
IMG_8082
IMG_8088
IMG_8102
IMG_8105
IMG_8115
IMG_8119
IMG_8121
IMG_8125
IMG_8130
IMG_8137
IMG_8150
IMG_8190
IMG_8195
IMG_8199
IMG_8242
1 | 1
Ampliar

Reflexão de temas como Violência contra Mulher e Diaconia integram a programação do Encontro Nacional da OASE

A Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas promove em suas atividades sociais, seminários de formação, encontros de fortalecimento da fé, testemunham a palavra e apoiam umas às outras. Desta forma, o Encontro Nacional da OASE trouxe em sua programação na tarde de sábado, dia 6, palestras de assuntos relevantes na atualidade, como Violência contra Mulher e Diaconia: Fé e Ação.

A palestra “Violência contra Mulheres”, ministrada pela pastora Márcia Helena Hülle, do Sínodo Vale do Itajaí, trouxe esclarecimentos sobre as formas de violência que podem ser físicas, psicológicas, morais, entre outras, e o direcionamento cristão para auxiliar outras mulheres que enfrentam estas dificuldades em seu dia-a-dia.

O direito de uma vida sem violência é responsabilidade e compromisso da sociedade como um todo. Segundo a pastora Márcia, como igreja, como mulheres cristãs da OASE, é fundamental contribuir para a erradicação da violência e do domínio do homem sobre a mulher. “Como mulher e homem nós somos diferentes fisicamente, intelectualmente e emocionalmente, mas em nosso relacionar-se não deve haver diferenças e, sim igualdade, respeito, valorização e justiça, é isso que Deus quer que compreendamos ao nos criar mulher e homem, como diferentes, mas que vivendo na igualdade.”

Durante a exposição deste importante tema, ocorreu o lançamento do gibi Valentina – enredo violência doméstica. Cada participante recebeu dois exemplares para que possa propagar estes conhecimentos, identificar e dar apoio às mulheres vítimas de violência.

O tema “Diaconia: Fé e Ação” também foi abordado e apresentado pelas diáconas Telma Merinha Kramer e Ângela Lenke. De acordo com o documento número 4 da IECLB de 1988, “Diaconia é uma ação de misericórdia e justiça e acontece através de assistência, solidariedade, parceria e ação política.”

É possível desenvolver a Diaconia de diversas formas, e uma delas está exposta no Encontro Nacional, A Tenda da Misericórdia, uma iniciativa que serve de inspiração para replicar a ideia e oferecer seminários e conversas a partir desta mostra. “É de suma importância e relevância um fio condutor de diaconia na comunidade para se tornar mais sensível e proativa.”, destacou a Diácona Telma Merinha Kramer.

Lançamentos de livros também foram destaque da programação da tarde de sábado, no Encontro Nacional da OASE. A Editora Sinodal, com a presença do gerente editorial pastor Robson Luís Neu e as autoras, lançou os livros: Um Ramo na Videira, Flor de Ipê e Bordando Memórias. Já a Editora Otto Kuhr realizou o lançamento do Livro Conversando com Você, na presença do diretor pastor Roni Roberto Balz e de Arnilda Rück.

O segundo dia do Encontro Nacional encerrou suas atividades com uma Noite Cultural, com uma mini-Oktoberfest.  

MÍDIATECA
Dêem graças a Deus, o Senhor, porque Ele é bom e porque o seu amor dura para sempre.
Salmo 118.1
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br