Sínodo Norte Catarinense



Rua Jaguaruna , 99 - Centro
CEP 89201-450 - Joinville /SC - Brasil
Telefone(s): (47) 3433-9977 | (47) 3433-9225
sinodonc@terra.com.br
ID: 13

Seminário de Capacitação para Lideranças no Trabalho com Pessoas Idosas

15/03/2017

DIVERSAS E SEMINARIO PI 306
DIVERSAS E SEMINARIO PI 396
DIVERSAS E SEMINARIO PI 403
DIVERSAS E SEMINARIO PI 404
DIVERSAS E SEMINARIO PI 409
DIVERSAS E SEMINARIO PI 410
DIVERSAS E SEMINARIO PI 416
DIVERSAS E SEMINARIO PI 418
DIVERSAS E SEMINARIO PI 422
DIVERSAS E SEMINARIO PI 426
DIVERSAS E SEMINARIO PI 433
DIVERSAS E SEMINARIO PI 447
DIVERSAS E SEMINARIO PI 452
1 | 1
Ampliar

Estima-se que em 2025 o Brasil venha a ser o sexto maior país do mundo com a maior população idosa. O Brasil deverá ter algo em torno de 32 milhões de pessoas com mais de 60 anos. Dados de 2014 revelaram que a população idosa no país corresponde a 13,8%. Na IECLB 15,6% dos membros são pessoas idosas. Deste total 10% participam em atividades de grupos de terceira idade em suas comunidades. Estes dados mostram o grande desafio que temos diante de nós, mas ao mesmo tempo apontam para grandes possibilidades.

Atenta a esta realidade a Pastoral do Idoso do Sínodo Norte Catarinense promoveu mais um Seminário de Capacitação para Lideranças no trabalho com pessoas idosas. O Seminário aconteceu no dia 15/03 na Instituição Bethesda; 67 lideranças de diversas comunidades e paróquias do Sínodo participaram da capacitação.

A coordenadora da Conselho Sinodal do Idoso diác. Regina Krause deu as boas-vindas e acolheu as lideranças. A diaconisa Arlete Prochnow, Assessora Teológica Diaconal da Área de Educação Cristã Contínua do Sínodo Norte Catarinense, trouxe as palavras de saudação do P.sin. Inácio Lemke e dirigiu a devocional inspirada na parábola do Semeador de Mt 13. Coube ao P. em. Rolf Roeder dirigir a palestra sob o tema: Superando desafios: dificuldades e potencialidades na terceira idade. Em sua abordagem trouxe importantes dicas sobre como contribuir para o bem-estar físico, psicológico, social e espiritual da pessoa idosa.

A programação da tarde iniciou com um espaço para a dança sentada, dirigida pela Sra. Rosita Prochnow. A continuação um momento sempre muito aguardado pelos participantes do seminário: o tema desenvolvido pela diác. Regina. Este ano o tema foi: A Semente. A diác. Regina então conduziu a reflexão sobre o tema “semente” como um estimulo cognitivo com idosos em grupo. Por fim, a terapeuta ocupacional Francine trouxe algumas dinâmicas para o trabalho com os grupos de terceira idade. Foi um dia de muito trabalho. Muitas sementes foram lançadas. As lideranças enviadas como semeadores, muitas sementes levaram consigo no retorno aos seus grupos. A expectativa é de que também belos frutos possam ser colhidos neste trabalho.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Ao Senhor Deus pertencem o mundo e tudo o que nele existe; a terra e todos os seres vivos que nela vivem são dele.
Salmo 24.1
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br