Sínodo Norte Catarinense



Rua Jaguaruna , 99 - Centro
CEP 89201-450 - Joinville /SC - Brasil
Telefone(s): (47) 3433-9977 | (47) 3433-9225
sinodonc@terra.com.br
ID: 13

Lançado o Guia de Atrativos Religiosos de Jaraguá do Sul

Igreja Apóstolo Pedro - Jaraguá do Sul - SC

14/09/2018

Guia2-capa
Guia2
Guia
IMG_8174-r
IMG_8265-r
IMG_8431-r
IMG_8434-r
IMG_8480-r
1 | 1
Ampliar

A manhã da última sexta-feira (14) foi marcada pelo lançamento do Guia de Atrativos Religiosos na igreja luterana Apóstolo Pedro, no Centro. A celebração ecumênica foi conduzida pelo pastor Rafael Coelho, da Paróquia Apóstolo Pedro (IECLB); pelo pastor Josiel Marcos Pesck, conselheiro do Distrito Nordeste Catarinense (IELB); e pelo padre Everton James Klapouch, vigário da Comarca de Jaraguá do Sul, também representando Dom Francisco Carlos Bach, bispo da Diocese de Joinville. A cerimônia foi abrilhantada pelas apresentações do organista Ricardo Feldens e dos cantores mirins Bruna Rozza Tribess e Gustavo Bardim. Contou com as presenças do prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Aleixo Lunelli, do vice-prefeito, Udo Wagner, demais autoridades e representantes das três citadas igrejas cristãs da região.

Entre os representantes do poder público, os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, Domingos Savil Zancanaro, e da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Augustinho Ferrari; o diretor de Turismo, Marcelo Nasato; o responsável pelo Turismo Religioso, Giuliano Sávio Berti; o presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Ademir Izidoro; os vereadores Anderson Kassner e Pedro Garcia; e o ex-prefeito Dieter Janssen.

Iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, por meio da Diretoria de Turismo, o impresso traz 30 edificações que atendem critérios de relevância histórica, arquitetônica e de manifestações, de templos católicos e luteranos. A capa é estampada com a Chiesetta Alpina, e na parte interna, fotos com identificação, endereço e horários de celebrações dos templos. A tiragem inicial é de 20 mil unidades, com distribuição dirigida. Ao final do evento foi feita a entrega simbólica de kits do Guia de Atrativos.

Resgate bem-vindo

A entrega do Guia de Atrativos Religiosos é vista como determinante para impulsionar o Turismo Religioso em Jaraguá do Sul. O prefeito Antídio Lunelli visualiza na iniciativa um divisor de águas. “Vejo esse lançamento como de extrema importância, uma vez que estamos trabalhando em cima do resgate da nossa religiosidade, principalmente das famílias. Nas últimas décadas, isso tudo ficou muito à revelia”, afirma. O gestor do município defende que é preciso retomar valores esquecidos nos dias de hoje. “Fomos criados com o maior respeito pelos nossos padres e pastores. É preciso trazer as famílias de novo para as igrejas. Com o Guia, é uma forma de incentivarmos. Além da religiosidade, sempre acaba gerando e movimentando a nossa economia. Certamente teremos um turismo religioso muito forte na nossa região”, declara o chefe do Executivo. “Nós, na nossa gestão, até por formação de família, fazemos questão desse resgate e temos certeza absoluta de que estamos no caminho certo”, complementa o prefeito Lunelli.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, Domingos Zancanaro, destaca o empenho e união da Diretoria de Turismo e do Grupo de Turismo Religioso, que elencou 30 templos e culminou com a entrega do impresso. “Com os parâmetros estabelecidos (arquitetônico, histórico e religiosos), foi desenvolvido o guia religioso, que transforma Jaraguá do Sul em um novo roteiro de oportunidades na área de turismo religioso, agrega informações importantes para os visitantes. Agora temos uma ferramenta de trabalho que se pode divulgar para agentes de viagem, e/ou em outros municípios, no mundo enfim, que considero relevante, para comunicação e de informações da cultura religiosa da sociedade jaraguaense, o qual é um grande atrativo para cidade e região, oportunizando trabalho e renda para os setores do comércio e serviços, gerando riqueza para o Município.”

O diretor de Turismo, Marcelo Nasato, esse é o primeiro passo, o início deu m trabalho para o desenvolvimento do turismo religioso no município, que é reunir essas edificações: “Isso vai facilitar para os organizadores dessas peregrinações e aos quem tem interesse em montar roteiros. Esse material reúne essas informações, para que possam ser subsidiados à montagem desses roteiros, trazendo para cá pessoas para conhecer o que temos de atrativos religiosos no município”.

O chefe de desenvolvimento turístico, responsável pelo Turismo Religioso, Giuliano Sávio Berti, afirma: “Há praticamente um ano, quando iniciamos esta atividade a fim de impulsionar a ‘novidade’ do Turismo Religioso em Jaraguá do Sul, perseveramos afirmando que era premente a necessidade de composição de um impresso, o qual conduzisse nossa população e os visitantes a ter presente os tantos valores neste campo. Assim, nasceu a ideia da composição do primeiro Guia de Atrativos Religiosos, que hoje é apresentado à comunidade. Devemos ressaltar que estes templos são frutos da fé cristã trazida da Europa por nossos antepassados. Tal fé foi cultivada, de modo louvável, pelos padres e pastores que imprimiram indelevelmente tantos valores no povo jaraguaense.”

Igrejas enaltecem iniciativa

O pastor Rafael Coelho, da comunidade luterana Apóstolo Pedro (IECLB), anfitrião do lançamento do Guia de Atrativos Religiosos, aplaude a iniciativa: “A gente enxerga como algo muito positivo o lançamento desse Guia, pela possibilidade de colocar visível os templos, mostrar o Cristianismo, não somente como denominação. Mostrar aquilo que a Igreja oferece, luterana e católica, também como sociedade, da esperança que ela traz”.

O conselheiro do Distrito Nordeste Catarinense da IELB, pastor Josiel Marcos Pesck (IELB), considera o lançamento de grande importância: “Achamos uma decisão muito importante, de criar a oportunidade para as pessoas conhecerem a história e a religiosidade, mas principalmente a mensagem do que cremos, a nossa fé em Jesus Cristo, a mensagem da palavra. Nós, cristãos, vamos poder falar sobre o que nós cremos”.

Para o padre Diomar Romaniv, pároco da paróquia São Sebastião, com o o impresso se oportuniza “valorizar a história da presença da Igreja na cidade, reconhecer não somente os empreendimentos, como patrimônio, as estruturas, mas tudo o que isso repercute em espiritualidade, em reconhecimento da fé”.

Beatificação origina movimento

A irmã Edena Bittencourt, da igreja Nossa Senhora do Rosário, em Nereu Ramos, enfatiza que o turismo religioso em Jaraguá do Sul foi impulsionado partir do processo de beatificação do Servo de Deus padre Aloísio Boeing. Responsável pelo encaminhamento documental junto ao Vaticano, a irmã também comemora a entrega do impresso: “É uma alegria! Acredito que o padre Aloísio foi esse instrumento. O processo e beatificação está na fase diocesana, o tornando conhecido em Jaraguá do Sul, principalmente porque Nereu Ramos está sendo um centro de renovação de fé”.

Irmã Edena também salienta que a “Rota do Padre Aloísio”, composto pela igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, Noviciado Nossa Senhora de Fátima, em Jaraguá do Sul, assim como o Seminário Sagrado Coração de Jesus, em Corupá, integram o Turismo Religioso de Santa Catarina. Lembra que recentemente o documentário sobre sua vida sacerdotal foi exibido na TV Aparecida, propiciando visibilidade em nível nacional. Outro fator, reforça, é a presença maciça de fiéis durante as missas realizadas no dia 17 de cada mês pela beatificação.

“Com certeza esse Guia de Atrativos é mais um meio de divulgação também para todas as outras igrejas, que são sinais de presença, que estão vinculadas ao turismo religioso de Jaraguá do Sul”, conclui a irmã Edena Bittencourt.

Portal de turismo

Paralelamente ocorreu a apresentação do portal turismo.jaraguadosul.sc.gov.br, implementado pela Diretoria de Turismo. O site esmiuça pontos turísticos, locais indicados à prática de esporte e de lazer, sugestões de roteiros, edificações tombadas pelo patrimônio histórico, templos católicos e luteranos, guia de serviços e empreendimentos dos ramos de hotelaria e gastronomia. O portal divulga festividades, bailes e competições organizadas por clubes e sociedades de tiro, assim como manifestações religiosas e os principais eventos da cidade.

Gerência e Comunicação e Jornalismo da Pref. Municipal Jaraguá do Sul
Robério Luiz Tallini

http://www.jaraguadosul.sc.gov.br/news/lan-ado-o-guia-de-atrativos-religiosos-na-igreja-ap-stolo-pedro
 


Autor(a): Robério Luiz Tallini
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense
ID: 49124

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Assim como o Senhor perdoou vocês, perdoem uns aos outros.
Colossenses 3.13
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Que cada um dê a sua oferta conforme resolveu no seu coração.
2Coríntios 9.7
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br