Sínodo Nordeste Gaúcho



Rua Barão do Rio Branco , 828
CEP 93610-750 - Estância Velha /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3561-2905 | (51) 9969-60903
sinodonordestegaucho@sinodonordestegaucho.org.br
ID: 11

Reforma: celebração conjunta en Lund marca a data

03/11/2016

Na última segunda-feira, 31 de outubro de 2016, uma celebração histórica, realizada em Lund, Suécia, marcou os 499 anos da Reforma. No altar estavam lado a lado, o Papa Francisco; o presidente da Federação Luterana Mundial (FLM), Dr. Munib Younan; o secretário-geral da FLM, Rev. Martin Junge; o presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, cardeal Kurt Koch; e a primaz da Igreja Luterana da Suécia, arcebispa Antje Jackelen.

O desafio deste culto ecumênico foi o pedido de perdão pelos erros do passado e a caminhada conjunta, em prol do bem da humanidade. No ato estiveram presentes representantes de diversas igrejas do mundo.

Durante o ato, o Papa Francisco e o presidente da FLM, Dr. Munib Younan, assinaram uma declaração comum que lança um forte apelo à todas as comunidades luteranas e católicas do mundo inteiro para que “sejam corajosas e criativas, alegres e cheias de esperança no seu compromisso de prosseguir na grande aventura que nos espera”. Mais do que os conflitos do passado, afirma o texto, “há de ser o dom divino da unidade entre nós a guiar a colaboração e a aprofundar a solidariedade. Enquanto o passado não se pode modificar, aquilo que se recorda e o modo como se recorda podem ser transformados. Rezamos pela cura das nossas feridas e das lembranças que turvam a nossa visão uns dos outros. Rejeitamos categoricamente todo o ódio e violência, passados e presentes, especialmente os implementados em nome da religião”.

Mais informações em http://www.luteranos.com.br/noticias/luteranos-e-catolicos-realizam-celebracao-conjunta-em-lund-na-suecia-com-forte-apelo-pela-unidade
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Deus governa com a sua Palavra santa os corações e as consciências e as santifica e lhes dá a bem-aventurança.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
É necessário pregar com o objetivo de que seja promovida a fé Nele, para que Ele não seja apenas o Cristo, mas seja o Cristo para ti e para mim e para que Ele opere em nós o que Dele se diz e como Ele é denominado.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br