Igreja e Sociedade



ID: 2797

Seminário da Pastoral da Agricultura Familiar e do Direito à Terra

06/03/2018

Reunião de planejamento
Reunião de planejamento 2
Reunão de planejamento 3
1 | 1
Ampliar

Compartilhar: Saberes e Sabores – Seminário da Pastoral da Agricultura Familiar e do Direito à Terra

Com o propósito de compartilhar saberes e sabores a Pastoral da Agricultura Familiar e Direito à Terra está organizando o Seminário Sinodal que acontecerá no dia 16 de junho, às 9 horas, na Comunidade Evangélica de Caúna, em Três de Maio/RS.

O Seminário Sinodal é também uma forma de contribuir na reflexão das comunidades sobre a relação do Ser Humano com a Criação de Deus. A luz do Evangelho, o seminário pretende trazer aos participantes uma reflexão sobre práticas sustentáveis na agricultura familiar, o intercâmbio intercultural de saberes e conhecimentos tradicionais e a postura crítica à projetos geopolíticos e econômicos com impactos sociais e ambientais degradantes (barragens, agronegócio, desintegração cultural), com participação proativa das pessoas envolvidas e/ou assessoradas por organizações que atuam no âmbito do Sínodo Noroeste Riograndense.

As reuniões preparatórias do seminário já estão acontecendo e o programa vem ganhando seu contorno, e tem o seu foco no compartilhar de experiências que vêm fazendo a diferença na percepção do valor da vida, como presente de Deus. Por isso o programa contará com uma apresentação bíblico-prática, atrações culturais e inúmeras exposições e oficinas práticas, entre as quais destacamos as de Medicina Natural - na perspectiva dos povos indígenas, Cultivo de Sementes Crioulas, Biofertilizantes, Caldas e Microrganismos Eficientes para a Agricultura Orgânica, Plantas Alimentícias Não Convencionais – PANCs, Sal Temperado, Lácteos e Frutas Nativas, Artesanato Indígena, Despolpa de Frutas, Cucas Coloniais, Pastoral da Saúde e Educação no Campo. Além disso, haverá atividades permanentes como o Túnel/Trilha da Vida, Trilha Ecológica, Atividades para Crianças, Almoço Orgânico e degustação de produtos.

Um seminário prático dessa magnitude evidentemente só se torna possível graças às parcerias estabelecidas. Por isso, participam dessa caminhada a Associação Regional de Desenvolvimento e Educação – AREDE, Conselho de Missão entre Povos Indígenas – COMIN, Agabio, Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Três de Maio, EMEF Bem Viver de Caúna, Setrem, Paróquia Evangélica Três de Maio Norte, Rede Ecovida, Pastoral Popular Luterana, OASE, Associação Ecobutiá e Polo UAB da Universidade Federal de Santa Maria.

O público esperando para o Seminário é diverso, visto que acontecerão atividades que privilegiam pessoas de diferentes idades, moradores do campo e da cidade, homens e mulheres. As inscrições deverão ser feitas através das paróquias ou organizações parceiras. Não haverá custo de inscrição. As despesas serão custeadas através de uma oferta espontânea, a ser realizada durante o seminário.

P. Fábio Rucks
Pastoral da Agricultura Familiar e Direito à Terra
Sínodo Noroeste Riograndense
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Cristo nos libertou para que nós sejamos realmente livres.
Gálatas 5.1
REDE DE RECURSOS
+
As pessoas podem fazer seus planos, porém é o Senhor Deus quem dá a última palavra.
Provérbios 16.1
© Copyright 2018 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br