Missão com Jovens



ID: 2751

Seminário de avaliação do intercâmbio de jovens com a Igreja da Suécia: Compartilhando transformações entre Brasil e Suécia

28/11/2017

GRUPO INTERCAMBISTAS SUÉCIA-BRASIL 2017
Dinâmicas de avaliação
SEMINÁRIO AVALIAÇÃO 2017
Participação Confraternização Grupo de Homens Paróquia Curitiba - Com. Bom Pastor 1
Preparação oficina Batucada - Banda popular
Batucada - Banda Popular - Com. Bom Pastor
Momento de descontração
1 | 1
Ampliar

Mais um ano de intercâmbio entre a IECLB e a Igreja da Suécia se encerra com o seminário de avaliação que aconteceu nos dias 24 a 28/11/2017, em Curitiba/PR. A riqueza na diversidade da nossa Igreja Mundial é inexplicável, e através de conversas e momentos de partilha percebemos que não somos as mesmas pessoas de antes. O nosso “Eu sou” ficou mais amplo, se tornou um mosaico de histórias e experiências vividas. Tanto para o grupo de intercambistas do Brasil como para o grupo da Suécia, a transformação é inevitável. Enquanto grupo, relembramos sentimentos anteriores à viagem e como tudo se transformou após todo o processo.

Afinal, se fomos feitos e feitas do barro, qual o sentido de resistir às mudanças? Somos maleáveis, e nos moldamos ao passo que trilhamos nossa caminhada. No fim das contas, percebemos que as pessoas que conhecemos, os lugares, as comunidades e situações que vivemos deixaram marcas no nosso barro, e que hoje somos pedaços, pegadas de cada um que participou dessa jornada de trocas que é a vivência de fé em outro país.

O que fica agora é o desejo de que mais jovens luteranos e luteranas experimentem dessa troca que é uma grande oportunidade de emancipação, de olhar a vida com outros olhos, de crescer com os desafios e de perceber que somos muitos e muitas, de vários pensamentos e perspectivas, mas que temos algo maior, que nos une e que nos faz entender que na vida temos diferentes maneiras de interpretar as coisas. No entanto, a diferença não significa erro, mas sim um elemento que torna a caminhada de fé cada vez mais rica e plural. Que bom que, como Jovens na Igreja Mundial, podemos descobrir um pouco mais do mundo, de Deus, e dos nossos irmãos e irmãs. Seguimos conectad@s em um só amor, respeitando a diferença e aprendendo com ela.

Renato Valenga, participante brasileiro do programa de intercambio de jovens com a Igreja da Suécia - “Young in the World Wide Church” - 2017

Realização - Secretaria da Ação Comunitária - Secretaria Geral da IECLB
Coordenação do trabalho com jovens e programas de intercâmbio

Em 2018, 6 jovens irão para voluntariado de um ano na Alemanha e 4 jovens para 3 meses de intercâmbio de jovens com a Igreja da Suécia.

Obs.: Edital 2019 abre entre junho e julho de 2018. Divulgação pelo portal Luteranos e facebook JE IECLB.


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.
João 8.31-32
REDE DE RECURSOS
+
Quem conhece Deus também conhece as criaturas, as compreende e as ama, pois, nas criaturas, estão as pegadas da divindade.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br