Diaconia - A fé ativa pelo amor



ID: 2660

Sociedade Evangélica de Senhoras de Blumenau completa 110 anos com celebração especial

31/08/2017

A Sociedade Evangélica de Senhoras de Blumenau (Sesb/Oase), pertencente à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, completou 110 anos de serviços diaconais prestados no Vale do Itajaí. O primeiro grupo de mulheres de Santa Catarina, inicialmente se reunia para diminuir o número de mortes de parturientes e bebês, que em 1907 era muito elevado. O pastor Mummelthey e sua esposa Mildred, que fora enfermeira da Cruz Vermelha Inglesa, reuniram um grupo de senhoras e fundaram o “Evangelisches Frauenverein”. A celebração de aniversário aconteceu na Igreja do Espírito Santo, na Comunidade Blumenau Centro, no dia 31 de agosto. O culto especial foi conduzido pelos ministros da Comunidade e do Lar e Residencial Elsbeth Kohler. A pregação ficou ao cargo do ex-pastor regional da Igreja, pastor emérito Meinrad Piske e pelo pastor sinodal Breno Carlos Willrich.

“A vontade da Sesb sempre foi de servir ao próximo. A comunhão entre as participantes, moradores, familiares e colaboradores é a outra ênfase do trabalho da sociedade”, enfatizou a presidente da organização, Leila Denise Longo.

Durante longos anos a Sociedade esteve à frente da Maternidade Johannastift, inaugurada em 1923 e anexada ao Hospital Santa Catarina em 1981. Desde 1982 é a mantenedora do Lar de Idosos Eslbeth Koehler, com uma completa estrutura para atender os moradores idosos, incluindo serviços na área da saúde, alimentação, lazer, capelania e vivência comunitária.

“Desde o princípio, o lar sempre quis ser uma casa aonde as pessoas se sentem bem, com qualidade de vida e onde não se perde a identidade. Os idosos que moram conosco tem seu aposento individual, trazem sua mobília e suas recordações”, enfatizou a diretora do Lar e Residencial, diácona Hildegard Amábile Mathies.

O pastor Nilson Hermes Mathies, capelão do Elsbeth Koehler, disse que a instituição sempre teve um trabalho voltado ao idoso, a partir da ótica diaconal. “O lar tenta ser o que é uma comunidade, com acompanhamento físico e espiritual da pessoa idosa”.  

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Deus é um forno ardente repleto de amor, que abraça da terra aos céus.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca.
Lamentações 3.25
© Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br