Diaconia - A fé ativa pelo amor



ID: 2660

Reunião do Conselho Nacional de Diaconia - março 2017

11/03/2017

Reunião do Conselho Nacional de Diaconia - março 2017
Reunião do Conselho Nacional de Diaconia - março 2017
Reunião do Conselho Nacional de Diaconia - março 2017
1 | 1
Ampliar


O que é o CONAD? É o Conselho Nacional de Diaconia da IECLB, tendo representantes de cada Sínodo e representantes da Associação Nacional da OASE, da Comunhão Diaconal, da Fundação Luterana de Diaconia, da Associação Vida Digna, da Irmandade Luterana e do Conselho da Igreja. Reúne-se uma vez por ano. Tem uma coordenação e assessora a Direção da Igreja para assuntos na área da Diaconia. Participam também como assessora a Coordenação de Diaconia/Secretaria da Ação Comunitária da IECLB.

Este ano o CONAD reuniu-se nos dias 10 e 11 de março na Casa Matriz de Diaconisas, em São Leopoldo/RS, sob o tema: “Agora são outros 500: quais os desafios e as contribuições da diaconia para a missão da IECLB”. Foram feitas duas abordagens teológicas conduzidas pelo P. Dr. Emílio Voigt e Diác. Jaime Ruthmann pensando na história e nas mudanças que a fé cristã trouxe ao longo do tempo, especialmente desde a Reforma Luterana até os dias atuais. Refletimos sobre as seguintes questões: Qual a maior diferença que a IECLB traz com a Diaconia em meio a sociedade? Qual a relevância da diaconia para a vida das pessoas da comunidade luterana? Qual é a maior oportunidade missionária que brota das ações diaconais? Quais os espaços/lugares de missão, através da Diaconia, que ainda precisamos aprender a fazer? Chegamos à conclusão que a diaconia tem o objetivo claro de dar vida digna a todas as pessoas e que ela é o coração da Igreja. A ação diaconal faz diferença na vida das pessoas e promove transformação. Contudo, concordamos que precisamos, junto com as comunidades luteranas, aprimorar o acolhimento para que as pessoas, alcançadas pela ação diaconal, venham participar da vida comunitária e celebrar o amor de Deus. Para isso, precisamos dialogar sobre respeito, tolerância e aprender a conviver com a diversidade da criação de Deus. Por ser um conselho assessor da Direção da Igreja, fizemos alguns encaminhamentos e pudemos contemplar que o tema do CONAD “Pessoa Idosa”, dos últimos dois anos, está na pauta de muitas comunidades e grupos e a reflexão tem como base o Manifesto Cuidado da Pessoa Idosa, emitido pela Presidência no ano passado.

Foi eleita uma nova coordenação do CONAD, ficando assim: Coordenadora: Sra, Cleci Koch (Sínodo Uruguai), Vice-coordenadora: Diaconisa Sílvia Knopp (Sínodo Rio dos Sinos) e Secretária: Diácona Angela Lenke (Sínodo Norte Catarinense).

Alegramo-nos com as ações da Juventude Evangélica em toda a IECLB que está refletindo e planejando ações diaconais, através da campanha Juventudes e Diaconia: livres para transformar o mundo. Parabenizamos todos os grupos e pessoas que estão engajadas na construção de comunidades solidárias e missionárias. Rogamos a Deus que fortaleça nossas ações diaconais de promoção de vida digna para todas as pessoas.

Pelo Conselho, Diác. Angela Lenke
Departamento de Diaconia da Comunidade Evangélica de Joinville-União Paroquial
Sínodo Norte Catarinense
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O Senhor te guiará continuamente, fartará a tua alma até em lugares áridos.
Isaías 58.11
REDE DE RECURSOS
+
Eu anunciarei a tua fidelidade e te louvarei o dia inteiro.
Salmo 35.28
© Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br