Ministério com Ordenação



ID: 2681

Seminário tematiza aposentadoria

''E agora Maria? E agora José?''

30/08/2018

Seminário tematiza aposentadoria
Seminário tematiza aposentadoria
Seminário tematiza aposentadoria
Seminário tematiza aposentadoria
Seminário tematiza aposentadoria
1 | 1
Ampliar

 

O programa de Acompanhamento a Ministros e Ministras realizou novo Seminário de preparação para aposentadoria sob o tema “E agora Maria? E agora José?” nos dias 28 a 30 de agosto na Casa Matriz em São Leopoldo/RS. Contou com a participação de oito Pastores, todos com perspectivas de se aposentarem nos próximos anos.

Foram apresentados temas como o papel do trabalho na vida das pessoas e os sentimentos que a aposentadoria desperta.

A história pessoal de vida dos participantes foi trabalhada a partir da construção da linha da vida. Através da linha da vida, cada participante contou um pouco sobre a sua história, o trabalho, situações difíceis que a vida apresentou, como cada um fez sua escolha profissional, suas realizações e outras que ficaram para trás e não puderam ser realizadas.

Foi um momento muito rico. O trabalho com a linha da vida tem o objetivo de rever as experiências e as escolhas do passado, revivendo momentos de grande felicidade e outros de grande tristeza. Foi sobretudo uma possibilidade de compartilhar experiência e de percepção de que todos passaram por momentos difíceis mas tiveram forças para superá-las.

As expectativas e preocupações dos familiares também foi um assunto abordado durante o seminário. A família participou expressando seus sentimentos sobre a futura aposentadoria respondendo algumas perguntas encaminhadas previamente e que foram trazidas em envelope lacrado, lido apenas pela própria pessoa num momento determinado. Através desta carta, os participantes puderam conhecer as expectativas e preocupações dos seus familiares com a aposentadoria. Puderam aproveitar estas informações na construção do seu planejamento pós-aposentadoria.

Além destes temas já citados, foram abordados também aspectos da saúde no envelhecimento e seus impactos no planejamento de vida futuro bem como teorias e ferramentas de planejamento.

Na segunda noite do seminário foi proposta uma sessão de cine-debate. O filme assistido foi “Don Juan de Marco”, que mostra o processo de aposentadoria de um psiquiatra, enquanto se envolve com um paciente novo e deseja reaproximar-se da esposa, revendo algumas coisas do casamento de muitos anos.

O seminário terminou com o trabalho de planejamento de futuro. Utilizando as cartas das famílias, o material da linha da vida e mais alguns instrumentos como avaliação de qualidade de vida, “gastograma” e a planilha 5W1H, cada participante desenvolveu até três projetos para o futuro. Todos tiveram a oportunidade de apresentar seus projetos e a forma como pretendem implementá-los. O grupo todo interagiu com perguntas e sugestões. Estas foram encaradas como oportunidade de melhoria dos projetos de vida e foram bem aceitas.

O programa é oferecido anualmente a ministros e ministras com mais de 60 anos. Conforme o P. Marcos Bechert, Secretário do Ministério com Ordenação, a intenção não é apressar a aposentadoria, mas ajudar a prepara-la.

O grupo foi saudado pelo Pastor Sinodal local, P. Edson Streck, e foi assessorado pela psicóloga Simone Bracht Burmeister, autora de dois livros sobre o envelhecimento lançados pela Editora Sinodal


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A música é o melhor remédio para quem está triste, pois devolve a paz ao coração, renova e refrigera.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Fale em favor daqueles que não podem se defender. Proteja os direitos de todos os desamparados.
Provérbios 31.8
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br