IECLB e Igreja Evangélica Luterana na Baviera - Alemanha



ID: 2712

Ser luz de qual mundo?

12/06/2016

Pastoralkolleg 2016 - Primeira etapa
Pastoralkolleg 2016 - Primeira etapa
Pastoralkolleg 2016 - Primeira etapa
Pastoralkolleg 2016 - Primeira etapa
Pastoralkolleg 2016 - Primeira etapa
Pastoralkolleg 2016 - Primeira etapa
Pastoralkolleg 2016 - Primeira etapa
1 | 1
Ampliar

Estudo, partilha, palestras, oração e celebração animam a realização do Pastoralkolleg 2016 que acontece pela segunda vez de forma ecumêmica entre ministros/as da Igreja Evangélica Luterana na Baviera e Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).

Em sua primeira etapa, ocorrida entre os dias 9 e 11 de junho no espaço da Mission EineWelt - Nürnberg/Alemanha os/as participantes fizeram uma primeira aproximação ao tema geral Luz de qual mundo?. Ministros/as das duas igrejas compartilharam experiências locais e aprofundaram aspectos relevantes para a compreensão do processo de globalização/mundialização que desafia as igrejas.

Na perspectiva da IECLB os pastores Geraldo Graf e Marcos Ebeling discorreram sobre os aspectos teóricos do fenômeno e apresentaram motivações bíblico-teológicas para fazer frente aos desafios pastorais colocados para as igrejas. O Pastor Enos Heidemann e a Pastora Vera Immich abordaram o modo pelo qual a IECLB compreende o sentido do envio, enfocando programas e iniciativas de caráter nacional e local. Partindo do tema Luz Dr. Günter Riedner partilhou uma iniciativa de sua comunidade de tornar visível o espaço celebrativo no contexto da cidade pela sua iluminação externa. Dr. Heiko Grünwedel descreveu ações desenvolvidas junto a migrantes e refugiados e Dr. Stehan Koch enfocou ações na área da poimênica centradas num programa de visitação.

Conjugado com o programa do Pastoralkolleg realizou-se o Dia da Diáspora organizado pela Associação Martim Lutero (Martin-Luther-Verein) e Obra Gustavo Adolfo(Gustav-Adolf-Werk). O tema Luz de qual mundo? teve como motivação para os diálogos quatro exposições sobre o ser igreja na diáspora no Brasil, Ucrânia e Hungria. Da parte da IECLB o Pastor Adriel Raach discorreu sobre a diáspora rural e o Pastor João Paulo Auler sobre a diáspora urbana.

A delegação brasileira é formada por 13 ministros/as nomeados/as a partir de consultas aos sínodos. Na segunda parte do programa os/as participantes seguem para as cidades que protagonizaram o movimento da Reforma e perguntam pelo ser luz num contexto em que a fé cristã tem uma adesão minoritária.
 

Deus enxerga as profundezas do coração, enxerga mais profundamente que nós.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br