IECLB e Igreja Evangélica Luterana do Japão - JELC


ID: 2715

A Comunidade Japonesa em São Paulo recebe uma jovem voluntária da Igreja do Japão

O Sínodo Sudeste saúda a jovem Mai YAMADA e manifesta gratidão pela coragem e fé visíveis em sua opção de Ser, Participar, Testemunhar - viver comunidade numa comunidade da IECLB em São Paulo.

18/04/2013

Jovem Mai, voluntaria da Igreja do Japão na Congregação Japonesa em São Paulo
Jovem Mai YAMADA.
Jovens e liderança em um altar de um templo da Igreja Luterana do Japão
Pastor Hihotaka Tokuhiro no Japão
1 | 1
Ampliar

Ela iniciará algumas atividades na Comunidade Japonesa. Participará dos esforços coordenados pelo pastor Hirotaka TOKUHIRO, na evangelização de jovens.
A voluntária jovem missionária chega nessa semana em São Paulo. O nome dela é irmã Mai YAMADA. Ela serviu como presidente do JELCY / Grupo de Juventude da Igreja Evangélica Luterana do Japão, de onde veio o Pastor Hirotaka Tokuhiro. Ela trabalhava na escola pública como uma trabalhadora de escritório e ganhou, no ano passado, licença para ser professora de crianças. Ela saiu da sua escola e optou em servir a Igreja aqui no Brasil por um ano. Retorna a sua função na escola do Japão após essa experiência na Congregação Japonesa da Paróquia Nipo Brasileira da IECLB. Mai sabe Inglês e música. Com a colaboração de Mai a comunidade oferecerá aula da língua japonesa e outras atividades para convidar os jovens para a igreja. Ela tem uma experiência de trabalho voluntário na Índia e também no Camboja no tempo em que o Pastor TOKUHIRO servia a Igreja do Japão (JELC) como Secretário de Missão.

A Comunidade Japonesa está a caminho de conseguir autossustentação financeira gradualmente nos próximos quatro anos.

O pastor TOKUHIRO chegou ao Brasil em 2009. Em 2011 a Congregação Japonesa mudou de endereço. Antes reunia-se no Bairro da Vila Mariana, cidade de São Paulo e, desde 2011, reúne a comunidade e abriga várias atividades comunitárias e missionárias no Bairro da Liberdade, cidade de São Paulo. Na nova sede o espaço é maior e já conseguiu acolher novos membros.

Com esta bênção de Deus, pastor e membros da Comunidade Japonesa do Bairro Liberdade decidiram a solicitar a JELC / Igreja Evangélica Luterana no Japão a permanência do Pastor Tokuhiro no Brasil por mais 4 anos. E dentro destes 4 anos, a proposta é fortalecer a comunidade e diminuir a dependência financeira da Igreja Luterana do Japão. A meta é atingir a autossustentação financeira até 2015, quando a Congregação Japonesa, da Paróquia Nipo Brasileira da IECLB celebrará o jubileu dos 50 anos.

Em 2012, o pastor Tokuhiro e sua esposa visitaram o Japão e ele fez um relatório na Assembleia Nacional JELC, também uma turnê nas comunidades do Japão com relatos sobre a Missão no Brasil. Nessa ocasião o Pastor Tokuhiro incentivou e convidou jovens da JELC para servir no Brasil e ajudar o trabalho missionário. E alguns membros jovens da JELC responderam.

No início o pastor planejou assumir com a comunidade todas as despesas que envolveria a proposta de receber um voluntário do Japão. Mas, enfrentou um problema. O Consulado do Brasil no Japão alterou a regra e tornou mais restrita e mais dispendiosa a possibilidade de visto para estudante. Mas, Deus nos ajudou com JELA - Associação Evangélica Luterana do Japão, tal como uma fundação ou instituição sociodiaconal, ofereceu para apoiar um terço do orçamento e, assim, viabilizar o projeto. Anos anteriores a JELA enviou alguns jovens voluntários por dois anos para o Brasil, para servir em instituições sociodiaconais da IECLB, mas decidiu encerrar este programa por causa de problema financeiro mundial. Apesar disso, eles voltaram a apoiar este novo programa.

Pedimos as orações de todas e todos para a irmã Mai YAMADA . Que Deus abençoe o seu tempo aqui no Brasil, em São Paulo, a fortaleça no trabalho missionário na Congregação Japonesa.

Tornai-vos, pois, praticantes da Palavra e não somente ouvintes.
Tiago 1.22
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br