Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Ecumene



ID: 2676

IECLB participa da XVII Assembleia do Conselho Nacional de igrejas Cristãs (CONIC)

23/08/2017

Assembleia CONIC 01.
Assembleia CONIC 02
Assembleia CONIC 03
Assembleia CONIC 04
Assembleia CONIC 05
Assembleia CONIC 06
Assembleia CONIC 07
Assembleia CONIC 08
Assembleia CONIC 09
1 | 1
Ampliar


Seminário “As heranças da Reforma para o movimento ecumênico do século XXI” marcou a programação do dia de ontem, terça-feira (22)


Acontece, desde a última segunda-feira, 21 de agosto de 2017, a XVII Assembleia Geral Ordinária do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), no Instituto Bíblico de Brasília/DF. A reunião, que segue até amanhã, quinta-feira (24), reúne a Diretoria do Conselho, Delegados e Delegadas das Igrejas-membro, além de representantes dos regionais ecumênicos, dos membros-fraternos e outros parceiros.

Representando a IECLB, como Delegados e Delegadas, participam o Pastor Presidente, P. Dr. Nestor Friedrich, o Assessor Teológico da Presidência, P. Dr. Romeu Martini, o Pastor Sinodal do Sínodo Paranapanema, P. Odair Braun, o Pastor Sinodal do Sínodo Brasil Central, P. Dalcido Gaulke, a Diác. Débora Ristow Krauser e as jovens Martina Wrasse Scherer e Bárbara Hiltel Venturini. A IECLB também conta com a presença do P. Inácio Lemke, Pastor Sinodal do Sínodo Norte Catarinense, Pastor 2º Vice-Presidente da IECLB e 1º Vice-Presidente do CONIC, da Pa. Romi Márcia Bencke, Secretária Geral do CONIC, do Prof. P. Dr. Rudolf Von Sinner e do P. Antonio Carlos Teles da Silva.

Na programação da Assembleia, a terça-feira foi marcada pelo Seminário “As heranças da Reforma para o movimento ecumênico do século XXI”, a partir de abordagens histórica e teológica, bem como uma análise de desafios e perspectivas para o momento atual. As reflexões foram conduzidas pela Dra. Biacha Daebs, pelo Dr. Elias Woltt e pelo Dr. Rudolf Von Sinner.

Já na tarde de hoje, quarta-feira (23), teve início o 4º Seminário Relação Estado e Sociedade, promovido pela pareceria entre o CONIC e o Coletivo Inter-Religioso para a Relação Estado e Sociedade. Na ocasião, foram trabalhadas as temáticas “A relação entre Estado e Organizações Religiosas: filantropia e imunidade”, “Tensões nas relações entre Organizações Religiosas e Estado: casos concretos – tensões existentes” e “Possíveis caminhos de diálogo entre Estado e Organizações religiosas com vistas para o interesse público”.

Ainda na pauta da Assembleia estão a apresentação do Relatório de Atividades 2014-2016, a apresentação e apreciação dos Relatórios Financeiros, a avaliação da IV Campanha da Fraternidade Ecumênica e a votação para 2ª Vice-Presidência da Diretoria do CONIC, sendo a representante da Igreja Católica Apostólica Romana, Therezinha Motta Lima da Cruz, eleita para tal.

Outro encaminhamento importante tomado durante as atividades da Assembleia foi o aceite do ingresso da Aliança de Batistas do Brasil (ABB) como membro pleno do Conselho. Agora, além da IECLB e da ABB, também integram o diálogo ecumênico no CONIC a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, a Igreja Católica Apostólica Romana, a Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia e a Igreja Presbiteriana Unida.

(Fotos: CONIC/Divulgação)


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Devemos orar com tanto vigor como se tudo dependesse de Deus e trabalhar com tanta dedicação como se tudo dependesse de nosso esforço.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Ao deixar de orar por um único dia sequer, perco grande parte da minha fé.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br