Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Ecumene



ID: 2676

Brumadinho pauta encontro entre Arquidiocese de BH e CONIC-MG

07/02/2019

 

Na tarde da última quinta-feira, 7 de fevereiro, a diretoria do CONIC-MG foi recebida por dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo metropolitano de BH, no palácio episcopal Cristo Rei, na capital mineira. A delegação do CONIC, que foi acompanhada pelo padre Nédio dos Santos Lacerda – vigário geral da Arquidiocese de Belo Horizonte – foi formada pelo reverendo Jorge Diniz (IPU), pastor Nilton Giese (IECLB) e irmã Janett Alves Teixeira (ICAR).

Após uma fraterna acolhida, o encontro foi pautado por assuntos doridos recorrentes da tragédia e do crime humano e ambiental na cidade de Brumadinho. A busca por aproximação entre o CONIC-MG, as igrejas-membros, outras diversas tradições cristãs ainda não membros do CONIC e a possibilidade de união de forças inter-religiosas na direção do cuidado dos vitimados do Vale do Paraopeba também estiveram entre os assuntos tratados.

“Também em pauta esteve um breve relato de ações já realizadas e outras que estão em andamento e algumas possibilidades de parceria em prol do povo sofrido, incluindo principalmente a situação da tribo Pataxó Hã-hã-hãe, que divide espaço com o Acampamento Pátria livre do MST, localizados às margens do Rio Paraopeba, na cidade de São Joaquim de Bicas”, declara o presidente do CONIC-MG, Jorge Diniz.

O acampamento, que agrega mais de 600 famílias que dependiam da água do Rio Paraopeba para a irrigação de hortas, extração de alimentos e rentabilização da comunidade com a comercialização dos peixes do rio teve todas as atividades interrompidas pelo tsunami de lama proveniente do rompimento da barragem. “Eles agora sofrem com a falta de informação e com o descaso da mineradora Vale e do poder público. Os relatos que tivemos dão conta de que o acampamento ainda não recebeu nenhum alimento nem água”, completa Diniz.

Vigília Inter-Religiosa

Diante desse contexto de tanto sofrimento, os presentes decidiram convocar uma reunião com diversas tradições cristãs e de outras matrizes religiosas com o objetivo de convidar a todos para participarem de uma Vigília Solidária, que acontecerá nas comunidades locais das diversas tradições e religiões, planejada os dias 23 e 24 de fevereiro. Também nesta reunião se organizará uma Celebração Ecumênica de Solidariedade que acontecerá na segunda-feira, dia 25 de fevereiro, na cidade de Brumadinho, com representatividade das diversas tradições cristãs e religiões, no trigésimo dia após o rompimento da barragem.

Encontro com autoridades locais

O CONIC-MG foi convidado a participar de uma reunião com deputados mineiros, agendada para a próxima quarta-feira (13), às 8h30, no Palácio Cristo Rei, com o objetivo de solicitar aos parlamentares que lutem por maior rigidez na legislação para as mineradoras em Minas Gerais.

Dom Walmor também convidou o CONIC-MG para se fazer presente em outra reunião, desta vez com o SERVAS (Serviço Voluntário de Assistência Social), ligado ao Governo de Minas, e a liderança religiosa católica romana em Brumadinho. O objetivo é somar forças para ações concretas no cuidado com famílias sofridas da região.

“O CONIC-MG agradece a Deus, o Senhor de todos e todas, por uma reunião tão acolhedora e fraterna com dom Walmor, agradece também ao padre Nédio por ter intermediado encontro tão significativo e roga ao Senhor para que cada uma das ações, por pequena que possa parecer, se torne em imensa força construtora do bem comum, do cuidado para com a criação e do estabelecimento do Reino d’Ele”, conclui o presidente do CONIC-MG.

Fonte: CONIC


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
REDE DE RECURSOS
+
Toda obra que não tenha por objetivo servir aos demais não é uma boa obra cristã.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br