Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Ecumene



ID: 2676

Assembleia do CONIC terá seminário sobre a Reforma

04/08/2017


Entre os dias 21 e 24 de agosto de 2017, o CONIC – Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil realiza a XVII Assembleia Geral Ordinária. O encontro, que será no Instituto Bíblico de Brasília, contará, no dia 22, com a realização de um seminário sobre “As heranças da Reforma para o movimento ecumênico do século XXI”.

A abordagem do tema é bastante oportuna, uma vez que em outubro deste ano, 2017, serão comemorados os 500 anos da Reforma Protestante, uma data emblemática não apenas para a história da Igreja no ocidente, mas também para a política, a economia e as artes.

A história da Reforma não foi isenta de conflitos e violência. A intolerância religiosa foi uma de suas consequências. Parte dessas intolerâncias e preconceitos ainda não foram superados.

Nesse contexto, o movimento ecumênico desempenha papel fundamental no sentido de lembrar permanentemente que a essência do cristianismo não são os exclusivismos, mas a diversidade em torno de uma única fé: a fé em Jesus Cristo. O ecumenismo é importante para lembrar constantemente que precisamos ir além de uma Igreja autocentrada, de modo a assumir o testemunho profético que reivindica dignidade de vida para todas as pessoas.

Vale lembrar que o seminário “As heranças da Reforma para o movimento ecumênico do século XXI” pretende resgatar a importância da Reforma para a história das Igrejas, a fim de identificar os principais desafios e perspectivas apresentados por este evento para o movimento ecumênico do século XXI. Além disso, o seminário irá tentar resgatar a Reforma como um evento plural que teve a participação de mulheres e homens; identificar as rupturas e tensões presentes no âmbito do movimento da Reforma e as principais heranças teológicas da Reforma; analisar as principais perspectivas e desafios apresentados pela Reforma, em especial, sua compreensão de Igreja, relação Religião/Estado e valores como liberdade de consciência e liberdade religiosa e, finalmente, elaborar um documento conjunto com desafios para a ação pública do movimento ecumênico.

O tema será refletido a partir de três abordagens:

1) A herança da Reforma – abordagem histórica: Dra. Bianca Daebs
2) A Herança da Reforma – abordagem Teológica: Dr. Elias Wolff
3) A herança da Reforma – desafios e perspectivas para nossos tempos: Dr Rudolf Von Sinner

Serviço:
Seminário “As heranças da Reforma para o movimento ecumênico do século XXI”

Quando: 22 de agosto de 2017, a partir das 9h00.
Onde: Instituto Bíblico de Brasília - Av. L2 Norte, próximo aos anexos dos ministérios, quase em frente ao Serpro. O acesso é pela rua interna paralela a L2 Norte (acesse pela Via Embaixadas Norte).

Fonte: CONIC


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
REDE DE RECURSOS
+
Não existe nada de tão bom e nada de tão ruim que Deus não poderia usar para me fazer o bem, se eu confio Nele.
Martim Lutero
© Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br