Curso de Espiritualidade e Edificação de Comunidades

Paróquia Limeira/SP - Bairro dos Pires

09/03/2019

1 | 1
Ampliar

No dia 09 de março de 2019 ocorreu na Comunidade dos Pires, em Limeira SP, o primeiro módulo do curso Espiritualidade e Edificação de Comunidades. O curso será desenvolvido em quatro módulos e serão realizados uma vez ao mês, sempre aos sábados.

Esse é o primeiro curso de formação de lideranças em que a Paróquia Limeira oferece para suas comunidades. Para tanto, foi realizada uma parceria com a Faculdade Luterana de Teologia (FLT) para que o curso alcance seus objetivos. A Paróquia Limeira conta também com o apoio da União Paroquial de Campinas e do Sínodo Sudeste.

O curso surgiu pela percepção de que existe a real necessidade de formação de lideranças comunitárias embasadas bíblica e teologicamente para, em primeiro lugar: viverem a espiritualidade em suas próprias vidas; segundo: testemunharem, de forma atrativa, a experiência pessoal da espiritualidade cristã; terceiro: serem capacitadas para edificarem suas comunidades locais e, quarto: enfrentarem os desafios que a missão de Deus exige.

O curso tem como objetivos principais promover a reflexão de temas centrais da espiritualidade cristã de tradição luterana, capacitar lideranças e promover a vivencia da fé cristã no contexto das suas comunidades e vida social.

O primeiro módulo abordou o tema: “Marcas de uma Igreja missionária em Atos 2 e na Igreja contemporânea.” O professor preletor desse módulo foi o Pastor/Professor Paulo Butzke da FLT. Durante o curso, o Professor destacou as características essenciais que marcam uma Igreja/comunidade cristã a partir de Atos 2. Também abordou pontos que auxiliam na revitalização de comunidades e ações que apontam para o crescimento da mesma. Para o Professor Paulo Butzke:

“Comunidades que crescem tem propósito, missão e visão claros; priorizam intencionalmente o crescimento; estão dispostas à mudanças e adaptações; tem equipes coesas de lideranças ordenadas e não ordenadas; tem um forte trabalho para conquistar crianças, adolescentes e jovens; cultivam a hospitalidade e investem no relacionamento com pessoas; investem em formação e discipulado e pastores e líderes dispostos a inovar, que tem visão e sabem motivar.”

Sessenta pessoas participaram do primeiro módulo. Estiveram presentes representantes das comunidades de Ribeirão Preto, Rio Claro, Valinhos, Cosmópolis, Limeira e da Comunidade do bairro dos Pires. O evento teve presença participativa da ministra Argéli Katiusa Karsburg, ministros Felipe Milani, Eldo Krüger e Luciano Deckmann.

Para marcar esse primeiro módulo, também contamos com a presença do Pastor Sinodal do Sínodo Sudeste, Marcos Jair Ebeling e sua esposa, do Pastor Emérito Geraldo Graf e tivemos o privilégio e a honra de sermos saudados e motivados pela Pastora Presidente da IECLB, Sílvia Genz, que também esteve, de forma breve, nesse primeiro encontro.

O primeiro módulo do curso alcançou o objetivo proposto! O Professor Paulo foi assertivo em sua exposição e colaborou para a autorreflexão pessoal e comunitária. Além disso, motivou os participantes a potencializar aquilo que está dando certo nas suas comunidades e, ao mesmo tempo, incentivou a ressignificar pontos que precisam de atenção para que obtenham as mudanças necessárias para o bem comum das comunidades.

Os próximos módulos tem como temas:
• A comunhão dos cristãos e seus efeitos transformadores na vida pessoal e na vida das comunidades cristãs;
• O serviço ao próximo e a prática diaconal e seus impactos para a edificação da comunidade;
• Impulsos de Lutero para uma igreja missionária.

O curso é aberto a todas as pessoas interessadas em realizá-lo. Se estende, também, para pessoas de outras denominações.

Maiores informações:
http://www.flt.edu.br/curso/61/espiritualidade-e-edifica%C3%A7ao-de-igrejas

Pastor Luciano Daniel Deckmann
 

COMUNICAÇÃO
+
ECUMENE
+
À casa de Deus não pertence nada mais que a presença de Deus com a sua Palavra.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br