Convenção de Ministros e Ministras da IECLB


Entre alegria e sofrimento: espiritualidade e ética no Ministério na IECLB - Último dia da Convenção

17/10/2013

Nosso Sínodo presente no 3º dia da Convenção (2)
Nosso Sínodo presente no 3º dia da Convenção (3)
Nosso Sínodo presente no 3º dia da Convenção (4)
Nosso Sínodo presente no 3º dia da Convenção (5)
Nosso Sínodo presente no 3º dia da Convenção (6)
Nosso Sínodo presente no 3º dia da Convenção (7)
Encerramento da Convenção Nacional de Ministras e Ministros da IECLB (2)
Bênção final no Culto de Encerramento da Convenção Nacional de Ministras e Ministros da IECLB (1)
Bênção final no Culto de Encerramento da Convenção Nacional de Ministras e Ministros da IECLB (2)
Encerramento da Convenção Nacional de Ministras e Ministros da IECLB (1)
Momento da Pregação_Pastor Dr Nestor Paulo Friedrich
Instituição da Santa Ceia (1)
Instituição da Santa Ceia (3)
Instituição da Santa Ceia (2)
Culto de Encerramento da Convenção Nacional de Ministras e Ministros da IECLB_ (1)
Culto de Encerramento da Convenção Nacional de Ministras e Ministros da IECLB_ (3)
Culto de Encerramento da Convenção Nacional de Ministras e Ministros da IECLB_ (2)
3 Dia (5)
1 | 1
Ampliar

O último dia da Convenção reservou a Palestra: Espiritualidade e Ética no Ministério com o Pastor Dr. Vitor Westhelle, com ênfase em pesquisa da ética em Martin Lutero. O Pastor Professor Westhelle reside nos Estados Unidos da América, onde leciona na Lutheran School of Theology at Chicago. Ele tem inúmeras publicações e desde o último ano, é titular da Cátedra de Pesquisa em Lutero na Faculdades EST. A última Palestra da Convenção não teve o momento da reação e perguntas, pois o tempo da manhã estava reservado também para a Celebração Eucarística de encerramento da Convenção Nacional de Ministras e Ministros.
O Culto festivo foi antecedido pela apresentação do novo Vídeo Institucional da IECLB, que mostra acara da nossa Igreja, nossa história, nosso projeto, nossa missão.
A pregação do Culto esteve a cargo do Pastor Presidente Dr. Nestor Paulo Friedrich, que abordou o tema dos discípulos de Emaús, Lucas 24.28-35. Uma prédica dirigida aos Ministros e às Ministras, recordando que na caminhada, no nosso ministério, não caminhamos sozinhos/as. Na dificuldade, na provação olhamos para trás e vemos que Deus sempre tem nos acompanhado, sempre está no caminho com palavras de amor e de esperança. Ele recordou a leitura da Carta de Gálatas 6.2: Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo. O Pastor Presidente terminou com uma exortação: Estimados irmãos e irmãs de caminhada, que neste caminho, juntos e juntas, possamos fazê-lo na certeza e na confiança do Deus que, em Cristo, caminha conosco. Que, no exercício do Ministério, as fragilidades das Comunidades não sejam vistas como empecilho para o nosso desenvolvimento ministerial, mas como oportunidade para, nesta Comunidade, contribuirmos com a riqueza de dons e capacidades que Deus nós deu. Que, na nossa caminhada ministerial, enquanto irmãos e irmãs que caminham juntos e juntas, levemos as cargas uns dos outros. Que os nossos diálogos nos levem à hospitalidade, à construção de relações de confiança e respeito e que estes resultem em alegria no Ministério.
A distribuição da Santa Ceia esteve a cargo da Pastora e dos Pastores Sinodais. E após, Ministras e Ministros foram despedidos e enviados com a bênção de Deus. Essa invocação de bênção e envio foi dada pela Presidência da IECLB, Pastora 2ª Vice-Presidente Silvia Beatrice Genz, 1º Vice-Presidente Pastor Carlos Augusto Möller e Pastor Nestor Paulo Friedrich, Pastor Presidente da nossa Igreja.
Gratos e gratas pela oportunidade que recebemos de animar-nos mutuamente, de sair fortalecidos/as para nossa caminhada de Ministério. Deus acompanhe a todas e todos na volta ao nossos lares e comunidades. Deus ilumine, cuide e proteja nosso Ministério. Até a próxima Convenção Nacional de Ministras e Ministros da IECLB.
 

Se a Palavra desaparecer, o mundo fica escuro. Aí ninguém mais sabe onde se abrigar.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br