Comunidades Criativas - Sínodo Paranapanema

04/08/2018

Comunidades_Criativas
Comunidades_Criativas.XIjpg
Comunidades_Portal.IIjpg
Comunidades_CriativasII
Comunidades_Portal.IIIjpg
Comunidades_Criativas.Xjpg
Comunidades_Criativas.VIIIjpg
Comunidades_Criativas.IVjpg
Comunidades_CriativasIII
Comunidades_Criativas.XIIjpg
Comunidades_Criativas.VIIjpg
1 | 1
Ampliar

Com a leitura de Salmo 119.105 – “A tua palavra é lâmpada para guiar os meus passos, é luz que ilumina o meu caminho.”, seguida do canto do hino “Esta é a tua casa”, a pastora Sandra Helena Fanzlau deu início aos trabalhos do Seminário Comunidades Criativas-2018.

Na sua quarta edição, e tendo como objetivo a capacitação de lideranças, o Seminário foi organizado e oferecido pelo Sínodo Paranapanema, em parceria com a Secretaria de Ação Comunitária e a Coordenação de ECC da IECLB.

Em torno de 60 pessoas estiveram reunidas no Lar Luterano de Retiros, em Curitiba, nos dias 4 e 5 de agosto , em busca de conhecimentos, técnicas e, principalmente, práticas que possam fazer a diferença nas atividades realizadas nos mais diversos grupos das mais diversas comunidades.

À pastora Sandra Helena coube fazer as palestras e conduzir os momentos de meditação. Das palestras destacamos o tema “Bíblia e educação cristã  ; os subtemas Formação da Bíblia e Princípios de Interpretação Bíblica; e a forma bem dinâmica e interativa com que esses temas foram trabalhados. E dos momentos de meditação, todos bem significativos, destacamos o encerramento dos trabalhos, na noite de sábado. Com o texto de João 8.12 – “ Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.” – todos foram convidados para um tempo silencioso de reflexão e introspecção; um tempo para nos percebermos como pequenos vasos a serem preenchidos pela luz de Deus.

Quanto às oficinas, a parte prática do Seminário, o trabalho foi rico e diversificado. A catequista Juliana Zachow , na oficina de Mímica Contemporânea, fez com que seu grupo percebesse o potencial de recursos que temos em nosso próprio corpo para representar as histórias da Bíblia. O jornalista Tobias Mathies, por sua vez, na oficina de Novas Mídias na educação cristã, conseguiu despertar talentos na fotografia, no vídeo, na redação e no desenho, explorando diferentes veículos de comunicação. Não menos atraente foi a oficina de Recursos para narração de histórias, conduzida pela professora Márcia Lorentz. Aqui, materiais e técnicas variadas foram usadas para que, na hora de apresentar o resultado final, muitas passagens bíblicas fossem contempladas.

No final da manhã de domingo, pouco antes da hora do almoço, os participantes do seminário já manifestavam opiniões bem positivas por tudo o que ali fora vivenciado. Mereceram elogios: a qualidade dos assessores; a consistência dos conteúdos; a riqueza de atividades nas oficinas; e, não menos importante, a organização do seminário como um todo. “Que Deus nos abençoe e mantenha motivados para novos momentos de formação como este!”
 

COMUNICAÇÃO
+
Que todo o meu ser louve o Senhor e que eu não esqueça nenhuma de suas bênçãos!
Salmo 103.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br