Campanha Vai e Vem ganha hino em linguagem e ritmo gaúcho

15 anos longe de sua querência, P. Evandro rebusca suas origens e compõe Vaneira "Ir e Vir"

21/06/2018

 

A Campanha Nacional de Ofertas para a Missão da IECLB  já está em sua 11ª edição. Inspirado no tema deste ano, P. Evandro a coloca a disposição das Comunidades (sulistas, em especial) uma Vaneira. Usando três figuras e peças usuais do gaúcho dos pampas - GUAIACA, BOLEADEIRA e BERRANTE, faz uma reflexão musical e poética sobre o tema e a campanha 2018.

A primeira estrofe desafia à vivência ativa e concreta da missão, uma fé que extrapole emoções e corações, e que se faz ação prática, colocando a mão no bolso (como se diz na linguagem popular) e colaborando financeiramente no sustento da missão. A guaiaca é o  cinturão que o gaúcho usa para guardar seus pertences pessoais pequenos como óculos, arma de fogo, moedas e cédulas (seu dinheiro). 

A segunda estrofe faz menção a boleadeira. Instrumento campeiro de uso comum em  todos os países pampeanos para a lida com o gado. A boleadeira é formada por 3 bolas presas a três cordas que quando girada e arremessada pode bolear (domar, dominar, derrubar)  um animal ou mesmo uma pessoa que o ameace. As três bolas são comparadas às três palavras chaves do tema da Campanha as quais está fundamentada toda missão: FÉ - GRATIDÃO - COMPROMISSO.

A terceira estrofe rebusca um instrumento de sopro feito de chifres de boi que, quando assoprado devidamente, ecoa um som próprio em que o gado era habituado a ser arrebanhado pelos tropeiros. O berrante solta um berro que alcança muito mais longe que a voz humana e que serve como palavra de comando ao rebanho e aos outros tropeiros em viagem ou em lida com a gado. A ilustração chama a Comunidade a se reunir e unir na missão fazendo as Reformas necessárias nos #outros500 que estão diante da igreja cristã e de nós luteranos e luteranas.

O REFRÃO ou Estribilho é enfático: VAI... VEM... Atender o chamado à Missio Dei... na busca da paz e na vivência do bem. Veja a letra completa e escute o áudio logo abaixo na midiateca:

Ir e vir
Letra: Evandro Meurer
Música: Evandro e Glaciano
Cosmópolis, 14 a 19 de junho de 2018
Campanha Nacional de Ofertas para a Missão da IECLB 2018

1. Aquele grande envio foi dado e ouvido por 11 peões
Hoje dois séculos idos, do “Ide” assumido, já somos milhões.
Mas o chamado persiste, é Deus quem insiste, quer mais que emoções.
/: Mexe a guaiaca parceiro, te envolve inteiro, não só corações. :/

Estr.: /: Vai, vai, vai
             Atender o chamado do Pai
             Vem, vem, vem
             Compartilhar paz e bem. :/

2. A boleadeira charrua na lida do campo já é tradição
Para o domínio do gado e, quando preciso, em defesa do chão.
O giro destas 3 pedras por sobre as rédeas é inspiração:
/: “Fé, Gratidão, Compromisso” se lançam nos tentos da nossa Missão.:/

3. Quando o berrante ecoa o gado se junta no amanhecer
O sol da graça divina refaz esperança, vem nos aquecer.
Somos rebanho de gente, unidade e contente, a servir e viver
/: No ir e vir, na partilha, “são outros 500” que vão renascer.:/

Esta composição marca os 31 anos de aniversário do Xote Cristão, primeiro hino em ritmo gaúcho composto pelo Pastor Evandro, música premiada  em primeiro lugar e Canção Mais Popular no FEC - Festival Evangélico da Canção na IECLB, acontecido em Santa Cruz do Sul/RS, no ano de 1987, então interpretado pelo Conjunto Cristo Bom Pastor de Caxias do Sul/RS.

MÍDIATECA
COMUNICAÇÃO
+
Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros.
Filipenses 2.4
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br