Sínodo Brasil Central



EQS 405/406 - Asa Sul
CEP 70239-400 - Brasília /DF - Brasil
Telefone(s): (61) 3532-5407 | (61) 9816-50415
brasilcentral@luteranos.com.br
ID: 5

2º Encontro Sinodal de Mulheres

28/02/2015

2º Encontro Sinodal de mulheres
2º Encontro Sinodal de mulheres
1 | 1
Ampliar

Os dias 28 de fevereiro e 1º de março foram muito ricos em convivência, aprendizado e troca para 34 mulheres do Sínodo Brasil Central.

“De um lado há pessoas com excesso de culpa; martirizam-se por tudo. De outro, pessoas em quem falta a culpa, que machucam e adoecem quem com elas convivem.” Essa afirmação a Pa. Vice Sinodal Patrícia Bauer define bem a escolha do tema: “Qual a sua culpa?”

A Psicóloga Ana Raquel Rodrigues Klippel trabalhou o tema a partir da perspectiva psicológica trazendo a definição e conceitos conforme as vertentes da psicologia. “A culpa tem a ver com as escolhas e tomada de decisões. (...) É necessária quando analisamos as consequências de atitudes erradas ou causadoras de problemas.”

Na sequencia a Pa. Patrícia trabalhou o tema a partir das perspectivas bíblica, teológica e histórica. Como a culpa foi e é trabalhada pelas Igrejas e também por nós Evangélicos de Confissão Luterana. “A tradição cristã se consolida sob o prisma da graça e do perdão revelados em Jesus. Para haver perdão, a culpa precisa existir. Sabemos que retribuir o amor de Deus não nos é palpável, por isso, vivemos em constante possibilidade de erro e a necessidade de perdão.”

Na segunda parte a psicóloga Ana Raquel falou sobre como trabalhar as culpas. “Mas talvez o perdão continue sendo o melhor antídoto contra a culpa: o perdão que recebemos dos outros e o perdão que podemos conceder a nós mesmos”. A Pa. Patrícia concluiu “Somos pessoas justas e pecadoras, por isso, enquanto vivermos será necessário perdoar e sermos perdoadas uma e outra vez e sempre de novo.”

À noite houve um momento de descontração e o dia foi concluído com o ritual do chá coordenado pela Miss. Carla Rosana S. da Silva.

Conforme a avaliação das mulheres presentes o tema dialogado entre a psicologia e teologia foi muito rico e deu muito espaço para refletir e se completou bem.

O Encontro foi encerrado com a celebração com Santa Ceia conduzida pela Pa. Patrícia e P. Sinodal Dalcido Gaulke.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A Palavra de Deus é a relíquia das relíquias, a única, na verdade, que nós cristãos reconhecemos e temos.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Deus não se afasta de ninguém, pois está em toda a parte.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br