Jubileu dos 500 Anos da Reforma



ID: 2929

Sessão Solene em Santo André/SP - Jubileu dos 500 anos da Reforma

Celebração

18/10/2017

S. Solene 1.
S. Solene 2.
S. Solene 3.
S. Solene 4.
S. Solene 5.
S. Solene 6.
S. Solene 7.
S. Solene 8.
S. Solene 9.
S. Solene 10.
S. Solene 11.
S. Solene 12.
S. Solene 14.
S. Solene 15.
S. Solene 13.
S. Solene 16.
S. Solene 17.
S. Solene 18.
S. Solene 19.
S. Solene 20.
S. Solene 21.
S. Solene 22.
S. Solene 23.
S. Solene 24.
S. Solene 25.
S. Solene 26.
S. Solene 27.
S. Solene 28.
S. Solene 29.
S. Solene 30.
S. Solene 31.
S. Solene 32.
1 | 1
Ampliar

Neste último dia 18 de outubro, às 19h30, uma Sessão Solene foi realizada no plenário da Câmara Municipal de Santo André-SP, em comemoração ao jubileu dos 500 anos da Reforma, dia este que recordava o título de Doutor em Teologia recebido por Martim Lutero (18/10/1512).

O tema da celebração era anunciado nos microfones em alto e bom tom: “Alegres, jubilai! Igreja sempre em Reforma: agora são outros 500”. A mesa foi composta pela presidente vereadora Sra. Bete T. Siraque, pelo pastor Geraldo Graf (Pastor Sinodal do Sínodo Sudeste), pelo Sr. Valdemir Marçola (Gabinete do Prefeito), e pelo Padre Renato Fernandez (Igreja Católica Apostólica Romana).

O homenageado especial da noite foi o Sr. Hans Libert Westphalen, seguido dos demais senhores e senhoras: P. André Francisco Krug Kurz (IELB), Sr. Ed Carlos Amorim de Melo (Centro Social Heliodor Hesse - CSHH); P. Gerso David Ferreira (IPI), Sra. Iracema Iara Kinder (CSHH), Sr. Luis Cláudio Blank (Paróquia ABCD), Sra. Margarida S. Antonoff (OASE), presbítero Moisés José de Lima (IPI), Pastor Dr. Rolf Schünemann (Coordenador da gestão eclesial do portal luteranos), Padre Renato Fernandez (ICAR) e P. Geraldo Graf (Sínodo Sudeste-IECLB).

As apresentações culturais ficaram por conta do Coro da Universidade Federal do ABC (Syiahamba; Muié Rendera; Lata d'água), do Coro da Paróquia Luterana do ABCD (Deus é Castelo forte e bom) e do Grupo instrumental da Paróquia Luterana do ABCD (Jesus, alegria dos homens; Que a luz de Cristo brilhe).

Em sua mensagem, a vereadora Bete destacou aspectos históricos da Reforma, bem como seus impactos e sua atualidade. O P. Geraldo apontou para as propostas éticas oriundas da Reforma, sugeridas por Martim Lutero, que são extremamente atuais e necessárias na atual conjuntura brasileira. E, por último, o Pe. Renato e o Sr. Valdemir Marçola (em nome do prefeito Paulo Serra) acentuaram o caráter ecumênico do jubileu e a sua relevância para os dias atuais.

Informações gerais dos/as homenageados/as

O Sr. HANS LIBERT WESTPHALEN nasceu em Salvador, na Bahia, em 10/10/1929. Hoje está com 88 anos. Seus pais eram alemães, da cidade de Hamburgo, uma cidade com muito comércio marítimo internacional. Seus avós tinham instalado uma filial em Salvador. Esta empresa não existe mais hoje. Passada a Segunda Guerra Mundial, o Sr. Hans estava na idade de frequentar uma Faculdade. Mas, a evolução e o progresso em Salvador eram desanimadores. Ouvia-se muito entre o povo: “Bahia, terra do que já teve!”

Seu pai por recomendação de amigos fez contatos com o Instituto Mackenzie, em São Paulo, e o inscreveu nele. O Sr. Hans, então, mudou-se para São Paulo viajando de navio. Ele que cursava o terceiro ano do curso colegial, fez, em seguida, o vestibular no mesmo Mackenzie, e se formou em Engenharia Industrial. Uma vez formado, tendo feito alguns estágios em Indústrias, que estavam crescendo na região, foi em busca de um emprego. Um amigo dele conseguiu que ele visitasse a Refinaria de Capuava, naquela época em construção. O Sr. Hans ficou muito impressionado pela sua grandeza e modernidade. Se apresentou e foi admitido. Passado algum tempo surgiu uma preocupação: no Brasil foi decretado que a indústria petrolífera tinha que ser estatal. Mas como a Refinaria de Capuava, aliás Refinaria União S/A, foi mantida particular, foi proibida de se ampliar. Foi lá, então, que surgiu a ideia de criar a Petroquímica União, situada em terreno vizinho. O Sr. Hans mudou-se desta vez para a PQU (Petroquímica União) participando do seu projeto, que foi realizado nos Estados Unidos pela Cia. Lumus, já tradicional projetista de Petroquímicas. Ele foi enviado para lá para acompanhar e supervisionar o andamento do projeto. A sua grande surpresa foi que o projeto incorporou várias licenças de processos originários da Alemanha.

A Alemanha já tinha desenvolvido uma tecnologia semelhante baseada no carvão mineral, lá altamente industrializado. Como foi vencida na segunda guerra mundial perdeu também seus direitos de patentes, assumidas e aproveitadas, então, pelas indústrias americanas, que as aproveitaram para construir a sua petroquímica baseada em nafta de petróleo, matéria-prima bem mais limpa do que o carvão! Terminada a fase de projeto, o Sr. Hans retornou ao Brasil, participando da fase de construção e início de operações. Continuou ainda na área de projetos, pois na concepção original do projeto foi prevista uma ampliação da capacidade inicial. Realizado isto, o Sr. Hans foi para a estrutura operacional, como superintendente e posteriormente Diretor Industrial.

Concomitantemente, o Sr. Hans teve uma vida dedicada ao Centro Social Heliodor Hesse e à Paróquia Luterana do ABCD. Carrega ainda hoje de todos e de todas um profundo respeito e espírito de gratidão. Ele fez a diferença como pessoa de fé e cidadã. Foi presidente por várias vezes, e por vários anos, do Centro Social Heliodor Hesse e da Paróquia do ABCD.
Entre as muitas atividades e representações inerentes às funções supracitadas, desenvolveu um programa de computador para cadastro dos membros, criou o banco de dados do CSHH, que há muitos anos gera os relatórios dos programas desenvolvidos, bem como fez planilhas de cálculos que até hoje são utilizadas. Foi membro ativo nos plantões dominicais de Cultos e em diversas atividades.

André Francisco Krug Kurz. Pastor da Igreja Evangélica Luterana do Brasil - Congregação Castelo Forte, com sede em São Bernardo do Campo. Formado em Teologia pelo Seminário Concórdia de São Paulo no ano de 2002. Seminário da Igreja Evangélica luterana do Brasil, e pós- graduado em Capelania Hospitalar pela ACEH (Associação de Capelania Evangélica Hospitalar).

Ed Carlos Amorim de Melo. Técnico em contabilidade. Atua voluntariosamente como Presidente do Centro Social Heliodor Hesse e já exerceu este mandado por várias vezes. É membro do presbitério e liderança na Paróquia Luterana do ABCD.

Gerso David Ferreira. Pastor. Reverendo da 3a. Igreja Presbiteriana Independente de Santo André. Bacharel em Teologia pela Faculdade Batista de Santo André, com a revalidação no Seminário Teológico da IPIB.

Iracema Iara Kinder. Durante anos foi voluntária no Centro Social Heliodor Hesse. Hoje é Recepcionista. É membro na Paróquia Luterana do ABCD e da Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas.

Luis Cláudio Blank. Formado técnico em contabilidade, curso superior em economia, e pós-graduação em administração econômico-financeiro. Atua voluntariosamente como Presidente da Paróquia Luterana do ABCD, como presidente do Conselho sinodal do Sínodo Sudeste e integra vários grupos comunitários na Paróquia.

Margarida S. Antonoff. Professora aposentada. Atua voluntariosamente e ativamente como Presidente da Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas, Musicista, membro do presbitério e liderança em diversos grupos da Paróquia Luterana do ABCD.

Moisés José de Lima. Presbítero. Presidente do Presbitério do ABC da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil. Tecnólogo eletrotécnico Universidade Mackenzie; Filosofia - licenciatura plena - Universidade Metodista de São Paulo UMESP. Pós graduação: Docência do Ensino Superior- Faculdades Integradas de Jacarepagua – FIJ.

Renato Fernandez. Padre. Formado em Filosofia pela Unifai e em Teologia pela PUC – SP. Pároco da paróquia Nossa Senhora do Bom Parto.

Rolf Schünemann. Pastor, Dr. Formado em Teologia pelas Faculdades EST, em São Leopoldo/RS, e Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/RJ), foi Pastor na Paróquia Missão Suburbana - Rio de Janeiro/RJ, na Área Missionária de Mauá - Paróquia do ABCD/ SP, além de Pastor Sinodal do Sínodo Sudeste e Pastor 2º Vice-Presidente da IECLB. Atua como Coordenador da Gestão Eclesial do Portal Luteranos (www.luteranos.com.br) e é membro na Paróquia Luterana do ABCD, onde exerce trabalhos voluntários.

Geraldo Graf. Pastor. Formado em Teologia pelas Faculdades EST, em São Leopoldo/RS (1977) e Letras pela FAFIC de Colatina, ES (1998). E, em 2000, especializou-se em Bethel/Bielefeld - Alemanha, no acompanhamento pastoral a pessoas depressivas. De julho de 1977 até agosto de 2008 trabalhou em quatro paróquias no estado do Espírito Santo e a seguir em Belo Horizonte, Minas Gerais. Coordenou a regional da JE, foi orientador teológico do trabalho de Culto Infantil e exerceu funções de pastor distrital, coordenador de União Paroquial e vice-pastor sinodal e agora atua como pastor sinodal do Sínodo Sudeste, com sede em São Paulo, e que abrange os Estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Jesus Cristo diz: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.
João 14.6
REDE DE RECURSOS
+
O Senhor é cheio de bondade e de misericórdia.
Tiago 5.11b
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br