Jornal Evangélico Luterano

Ano 2017 | número 805

Sábado, 20 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 08:33

Sínodos

Igreja sempre em Reforma

Daqueles 500 para outros 500 anos!

Em um documentário sobre a Reforma, a certa altura, o Repórter perguntou ao Historiador sobre erros cometidos por Reformadores como Lutero, Calvino e Zwinglio. A resposta foi que houve erros grandes, se olharmos para aquela época do ponto de vista da cultura ocidental moderna, mas, se atentarmos para a cultura e os desafios do século XVI sem os óculos da nossa época, veremos que eles fizeram o melhor com o que tinham.

Isso não nos tira a responsabilidade de encarar os erros do passado, mas nos dá humildade para olharmos para eles sem arrogância. Na nossa Igreja, também foram cometidos erros, como, por exemplo, a resistência de assimilar a cultura brasileira. Dela resulta a sua dificuldade de anunciar a Boa Nova de Jesus ao povo à sua volta. Mesmo assim, nesses quase 200 anos de presença no Brasil, pessoas cristãs luteranas procuraram viver e testemunhar o Evangelho. O Deus que conduz a história também conduziu, com avanços e limitações, esta sua Igreja até aqui. É por isso que jubilamos, com alegria, pela correção de rumo que Deus deu à Igreja há 500 anos.

Agora, é tempo de olhar para a tarefa que está diante de nós em um mundo cada vez mais secularizado. Nesse sentido, o Sínodo Centro-Sul Catarinense tem refletido sobre a Revitalização de Comunidades constituídas e a Plantação de novas Comunidades, sem, no entanto, perder o retrovisor da história, como sugeriu o P. em. Lindolfo Weingärtner durante o XXX Concílio da IECLB, em 2016.

Plantar novas Comunidades é um jeito de cumprir a grande Missão (Mt 28.18-20). Então, motivado pela frase do P. Dietrich Bonhoeffer: Igreja só é Igreja quando o é para os de fora, o Sínodo Centro-Sul Catarinense sente-se desafiado a plantar uma nova Comunidade luterana, em um esforço missional.

Para revitalizar uma Comunidade ou ser Igreja sempre em Reforma, é necessário ter clareza a respeito do que é o Evangelho. Necessariamente, ele é a jornada de Deus na história da humanidade, que culmina com o advento de Jesus Cristo e que tem o propósito de restaurar o ser humano rebelde. Uma Igreja sempre em Reforma não pode desviar-se desse testemunho nem para a esquerda nem para a direita, pois essa é a sua essência.

Nos últimos anos, muitas Paróquias e Comunidades do Sínodo têm experimentado a revitalização dos seus trabalhos por meio de cursos realizados na Grande Florianópolis e no Alto Vale, região de Rio do Sul, com participação de Ministros e Ministras em Conferências e Atualizações Teológicas, além de Presbíteros, Presbíteras e lideranças em geral em Seminários.

Paróquias e Comunidades têm percebido que o tempo passou e não somos mais uma Igreja do interior, mas, sim, uma Igreja inserida na cidade, algumas até de médio porte, e ali também temos que estar preparadas, como Igreja e como lideranças, para fazer a diferença! Estamos buscando nos adaptar a este cenário e ser uma Igreja relevante.

Algumas iniciativas, como série de mensagens, acolhida às pessoas participantes nos Cultos, rede de relacionamentos, envolvimento dos novos membros, mudança de horário de Cultos, ambiente convidativo e louvor cativante, têm feito parte da Revitalização experimentada pelas Comunidades, em que a única parte não negociável é a Palavra de Deus. Esta é pregada com autoridade, preparo e conhecimento. A forma de apresentar este conteúdo deve levar em consideração as características, a realidade de cada Paróquia e cada Comunidade.

Em especial, merece destaque a Comunidade de Campinas, Paróquia de São José/SC, onde é possível perceber, cada vez mais, pessoas de fora do contexto luterano, que têm frequentado os Cultos, têm compreendido a Palavra de Deus e têm se envolvido no trabalho da Comunidade. Hoje, uma realidade nestes Cultos é a presença de muitas pessoas que ingressaram a partir do curso de Profissão de Fé.

Tudo isso tem sido motivo para jubilar e mostrar que temos buscado ser uma Igreja relevante para o nosso tempo, assim como foi, há 500 anos, com Martim Lutero.

*Colaboraram com os conteúdos desta Editoria o P. Joel Schlemper, Ministro na Paróquia em Barreiros, em São José/SC, o P. Sigolf Greuel, Ministro no Ponto de Pregação Encontro, na Grande Florianópolis/SC, além de Renato Luís Ribeiro, Tesoureiro do Sínodo Centro-Sul Catarinense.

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Orar é a obra mais primorosa, por isto é tão rara.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br