Jornal Evangélico Luterano

Ano 2017 | número 803

Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 23:39

Sínodos

A Missão de Deus é a nossa Paixão!

O Sínodo Brasil Central decidiu dar ênfase ao Planejamento, ao Monitoramento e à Avaliação (PMA) em todas as Comunidades, em todas as Paróquias e em todos os Setores de Trabalho. Entre decidir e realizar, está a grande diferença! Podemos afirmar que o ano de 2016 foi muito importante na realização do PMA. A liberação da Diác. Débora Krauser para Assessoria às Comunidades e Coordenação do Planejamento no Sínodo foi e é decisivo para que Comunidades, Paróquias e Setores de Trabalho possam dar o passo importante do Planejamento. Para o Monitoramento, a Diretoria do Sínodo, a Assessora, o Pastor Sinodal e a Comissão de Avaliação estão realizando visitas contínuas às Comunidades.

O desafio e convite inicial para o bom trabalho de Planejamento é Apaixonar-se pela Missão. O Planejamento pretende promover transformação nas Comunidades, qualificando a unidade e a ação missionária. O Planejamento se baseia nos eixos do Plano de Ação Missionária da IECLB (PAMI) e visa a atuar de forma mais consciente. É reunir-se e fazer mais do que um calendário e isto somente é possível quando as Comunidades, as suas lideranças ‘assumem a Missão’, respondendo Por quê?, Para quê?, Para quem existe a Comunidade? Assim, constrói-se o diagnóstico, respondendo quais são os pontos fortes, os pontos fracos, as amea- ças e as oportunidades nos trabalhos. Procura-se definir ações para responder às necessidades de desenvolvimento da Comunidade. Conclusiva é a execução das atividades, considerando a definição, a informação e o monitoramento das ações.

O Sínodo é parceiro das Comunidades em todo o processo de Planejamento, o que acontece por meio da realização do Planejamento, de relatórios, além de visitas e avaliações. O Planejamento Missionário é elemento fundamental para toda e qualquer ação no âmbito da Igreja. Trata-se de um trabalho de construção coletiva. Já disse o apóstolo Paulo: Nós somos companheiros de trabalho no serviço de Deus (1Co 3.9). Para que o nosso trabalho tenha resultados que nos alegrem, animem e fa- çam sentir realmente como companheiros e companheiras de Deus no serviço é que realizamos o Planejamento.

Com alegria, constatamos que praticamente todas as Comunidades do nosso Sínodo iniciaram o processo de reflexão sobre o Planejamento. Em muitas delas, já temos o desafio do acompanhamento e do monitoramento. Esse enfoque no Planejamento traz consigo consequências positivas para as Comunidades e mudanças na dinâmica da atuação do Sínodo. 

A intencionalidade missionária é fundamental no desenvolvimento de todas as ações nas e das Comunidades. A Missão de Deus é a nossa Paixão. A Comunidade Evangélica de Confissão Luterana que nasce como resultado do agir de Deus e assim se compreende também se conhece como parte do agir de Deus hoje. As pessoas que são membros dessa Comunidade, desse Corpo, passam a anunciar a fé com alegria, dando testemunho do agir de Deus.

A descoberta da vida de fé, da vida comunitária, traz alegria de valor infinito à Comunidade e aos seus membros. Para melhor compreensão desta alegria, olhemos para o texto bíblico de Lucas 15.8ss, em que Jesus usa o exemplo de uma mulher que tem dez moedas de prata, perdeu uma e vai procurá-la. Ela acende uma lamparina, varre a casa e procura com muito cuidado até achá-la. Quando a encontra, convida as amigas e as vizinhas e diz: ‘Alegrem-se comigo porque achei a moeda perdida’. A busca, a procura e o compartilhamento da alegria são exemplos para o nosso agir missionário. Podemos afirmar que é fundamental a determinação na busca da vida de fé e, quem a encontrou, com alegria, compartilha com os próximos. Assim como a mulher se alegrou ao encontrar a moeda e compartilhou esta alegria com as amigas, de forma semelhante deveria ser a nossa atitude para compartilhar a alegria de ter encontrado a minha Igreja, a Comunidade IECLB.

Somos pessoas que carecem de comunhão, amor e alegria. Não é diferente com os Ministros e Ministras no Sínodo Brasil Central. Assim também com as lideranças e os membros das Comunidades. Fundamental para o cuidado relacional é a conversa!

Todo o agir da Comunidade, dos seus membros, deveria ser testemunho da alegria de viver a fé e, assim, desdobrar-se no viés missionário. Em nenhuma ação deveria faltar a intencionalidade missionária. No Sínodo Brasil Central, temos o firme propósito de crescer na Missão. Temos aí um grande desafio e caminho a percorrer.

P. Dalcido Gaulke | Pastor Sinodal do Sínodo Brasil Central  

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Não existe nada de tão bom e nada de tão ruim que Deus não poderia usar para me fazer o bem, se eu confio Nele.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br