Jornal Evangélico Luterano

Ano 2018 | número 821

Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 20:07

Carta à Comunidade

Batismo: ação do Deus que perdoa e anseia pelo nosso compromisso

‘Batismo não é um ponto de chegada, mas um ponto de partida’, afirma o Livro de Batismo da IECLB. O Batismo marca o início de uma vivência cristã, de um diário e constante apropriar- se da sua promessa, até a morte. A respeito da relação entre Batismo e vivência cristã, Lutero disse: ‘O Batismo é como o nascimento natural: é básico para tudo. No nascimento, somos apenas um feixe de potencialidades que continuam a se desenvolver e a desabrochar ao longo da vida. Do adulto, a Igreja exige, com razão, que demonstre a sua disposição de ser batizado e uma confissão de fé. Na maioria dos casos, essa fé não passa ainda de uma sombra daquilo que pode chegar a ser. A experiência e o conhecimento cristãos acontecem, em geral, do outro lado da pia batismal’. No Catecismo Menor, Lutero frisa que Deus foi generoso e derramou o seu Espírito Santo sobre nós, por meio de Cristo, o nosso Salvador, e o fez para que, pela sua Graça, ficássemos livres de qualquer culpa e recebêssemos a vida eterna que esperamos. O que significa este batizar com água? O Reformador responde: ‘Significa que, por arrependimento diário, a velha pessoa em nós deve ser afogada e morrer com todos os pecados. Então, deve sair e ressurgir nova pessoa, que viva em justiça e pureza diante de Deus para sempre’. A IECLB é o convívio de pessoas por ela batizadas ou admitidas, diferentes umas das outras, todas elas, no entanto, chamadas para viverem o seu Batismo, em que Deus nos dignifica para sermos membros do seu povo, pela obra salvadora do seu Filho, estabelece o Guia Nossa Fé - Nossa Vida: ‘No Batismo, em nome do trino Deus, nos é oferecida a Graça de Deus, que nos faz seus filhos e suas filhas e nos motiva a viver em Comunidade’. Sim! Desde o Batismo, somos chamados e chamadas para a tarefa de servir ao Senhor. Conforme o texto da Editoria Unidade, Batismo é ação desse nosso Deus, que perdoa, liberta, salva e anseia por nosso compromisso de fé: ‘Batismo é graça pura! É graça cara – não é graça barata! Batismo é chamado. Batismo é compromisso: ser Sacerdote e Sacerdotisa a anunciar a ação libertadora do nosso Deus e proclamar a palavra da libertação’. Pela fé, transformados e transformadas por essa cara graça, podemos assumir o compromisso, pois Ele diz: Eu sou o Senhor, teu Deus! (Ex 20.2a). Ótima leitura!

‘Batismo não é um ponto de chegada, mas um ponto de partida’, afirma o Livro de Batismo da IECLB. O Batismo marca o início de uma vivência cristã, de um diário e constante apropriar- se da sua promessa, até a morte. A respeito da relação entre Batismo e vivência cristã, Lutero disse: ‘O Batismo é como o nascimento natural: é básico para tudo. No nascimento, somos apenas um feixe de potencialidades que continuam a se desenvolver e a desabrochar ao longo da vida. Do adulto, a Igreja exige, com razão, que demonstre a sua disposição de ser batizado e uma confissão de fé. Na maioria dos casos, essa fé não passa ainda de uma sombra daquilo que pode chegar a ser. A experiência e o conhecimento cristãos acontecem, em geral, do outro lado da pia batismal’.

No Catecismo Menor, Lutero frisa que Deus foi generoso e derramou o seu Espírito Santo sobre nós, por meio de Cristo, o nosso Salvador, e o fez para que, pela sua Graça, ficássemos livres de qualquer culpa e recebêssemos a vida eterna que esperamos. O que significa este batizar com água? O Reformador responde: ‘Significa que, por arrependimento diário, a velha pessoa em nós deve ser afogada e morrer com todos os pecados. Então, deve sair e ressurgir nova pessoa, que viva em justiça e pureza diante de Deus para sempre’.

A IECLB é o convívio de pessoas por ela batizadas ou admitidas, diferentes umas das outras, todas elas, no entanto, chamadas para viverem o seu Batismo, em que Deus nos dignifica para sermos membros do seu povo, pela obra salvadora do seu Filho, estabelece o Guia Nossa Fé - Nossa Vida: ‘No Batismo, em nome do trino Deus, nos é oferecida a Graça de Deus, que nos faz seus filhos e suas filhas e nos motiva a viver em Comunidade’.

Sim! Desde o Batismo, somos chamados e chamadas para a tarefa de servir ao Senhor. Conforme o texto da Editoria Unidade, Batismo é ação desse nosso Deus, que perdoa, liberta, salva e anseia por nosso compromisso de fé: ‘Batismo é graça pura! É graça cara – não é graça barata! Batismo é chamado. Batismo é compromisso: ser Sacerdote e Sacerdotisa a anunciar a ação libertadora do nosso Deus e proclamar a palavra da libertação’.

Pela fé, transformados e transformadas por essa cara graça, podemos assumir o compromisso, pois Ele diz: Eu sou o Senhor, teu Deus! (Ex 20.2a).

Ótima leitura!

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa.
2Coríntios 5.17
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br