Jornal Evangélico Luterano

Ano 2017 | número 809

Quarta-feira, 01 de Maio de 2024

Porto Alegre / RS - 18:48

Carta à Comunidade

Cuidado com a Criação É nossa responsabilidade!

‘Como pessoas cristãs, sabemos que Deus, o Criador de tudo, nos fez gestores e gestoras da sua obra. Esta gestão é de cuidado, por isso não permite a exploração, a exclusão ou o abuso. Não se trata de administrar uma propriedade privada, mas, sim, a propriedade que continua de Deus’, frisa o Documento Estações do Jubileu - Estação de Setembro/2017: Cuidado com a Criação, emitido pela Presidência da IECLB.

O Documento defende que a gestão a nós confiada reforça os nossos elos, como seres humanos, aos demais elementos da Criação, nos lembrando que não somos superiores, mas, sim, mais responsáveis. Esta responsabilidade inclui a defesa da paz e da justiça para garantir a preservação da vida hoje e no futuro.

Em âmbito internacional, a XII Assembleia da Federação Luterana Mundial (FLM), realizada entre 10 e 16 de maio deste ano, em Windhoek, capital da Namíbia, na África, sob o tema Libertos [e libertas] pela graça de Deus, teve como um dos seus enfoques justamente A Criação não está à venda. No contexto da IECLB, mais uma vez, fomos lembrados e lembradas que A natureza não está à venda. O material para reflexão esclarecia ‘Não é segredo que a continuidade da raça humana está vinculada ao futuro da natureza, por isso a natureza precisa ser respeitada em seu todo e protegida como Boa Criação de Deus, colocada ao nosso cuidado. É necessário discernir o bem do mal nas leis e ações que permitem e possibilitam intervenções predatórias nos recursos naturais. Precisamos muito mais da natureza do que a natureza de nós!’.

Mais uma vez, a Presidência da IECLB conclama as Comunidades, os Ministros, as Ministras e as lideranças a ficarem atentas para as Estações do Jubileu, que ocorrerão até o final deste ano: ‘A sétima Estação, neste mês de setembro, traz eventos importantes na sua agenda, como, no dia 21, quando o convite é para celebrar com a sociedade em geral o Dia da Árvore. A propósito, atribui-se a Lutero a afirmação Se soubesse que amanhã terminaria o mundo, ainda hoje plantaria uma macieira. Para Lutero, Deus é o Criador e nós, seus filhos e suas filhas, podemos protagonizar ações promotoras de esperança para o mundo e as suas criaturas a partir do nosso envolvimento efetivo na realidade’.

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Ainda não somos o que devemos ser, mas em tal seremos transformados. Nem tudo já aconteceu e nem tudo já foi feito, mas está em andamento. A vida cristã não é o fim, mas o caminho. Ainda nem tudo está luzindo e brilhando, mas tudo está melhorando.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br