Jornal Evangélico Luterano

Ano 2017 | número 807

Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Porto Alegre / RS - 06:40

Carta à Comunidade

A Educação na Reforma

A partir do amor gracioso e libertador de Deus, a educação baseada na confessionalidade luterana é inclusiva e promove a participação efetiva de todas as pessoas envolvidas no processo educativo, valoriza cada ser humano, preserva a sua individualidade e desperta para o compromisso cristão. Esta afirmação, que está no Plano de Educação Cristã Contínua da IECLB (PECC), é, por exemplo, orientadora não somente para a Educação Cristã de crianças ou para o Ensino Confirmatório. Ela é diretriz para as demais atividades promovidas pela Comunidade, Paróquia, Sínodo, instâncias nacionais e organizações identificadas, como as escolas da Rede e os Centros de Formação de Ministros e Ministras. Assim explica o Documento Estações do Jubileu - Estação de Julho/2017: Educação, emitido pela Presidência da IECLB.

O Documento destaca que a educação integra a ação missionária da IECLB desde a sua criação. Escolas foram construídas ao lado de templos e, em algumas situações, foram até precursoras, reunindo a Comunidade em Culto no ambiente escolar. Hoje, as escolas evangélicas estão reunidas na Rede Sinodal de Educação, mantendo o compromisso com a Confessionalidade Luterana e com a Educação Cristã.

A Reforma chamou a atenção para o compromisso de cada pessoa cristã com relação à educação de filhos e filhas, além da responsabilidade dos governos locais de garantir uma educação de qualidade. Nesse sentido, o PECC nos lembra que Jesus estabelece a prática do Batismo e do ensino como parte do compromisso de fazer discípulos e discípulas. Disso decorre uma característica do ser Igreja de Jesus Cristo: o compromisso com a Educação Cristã. Para atender a esse compromisso, a Igreja promove diversas ações de educação na fé para as diferentes fases da vida, reafirmando a importância da Educação Cristã na missão da Igreja.

‘Empenhemo-nos na capacitação e na formação de crianças, adolescentes, jovens, pessoas adultas e idosas, sem discriminação, visando à consolidação de Comunidades cada vez mais atrativas, inclusivas e missionárias, que atuam em fidelidade ao Evangelho de Jesus Cristo, destacando-se pelo testemunho do amor de Deus, pelo serviço em favor da dignidade humana e pelo respeito à Criação’, finaliza o Documento.

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Um coração repleto de alegria vê tudo claro, mas, para um coração triste, tudo parece tenebroso.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br