Jornal Evangélico Luterano

Ano 2019 | número 825

Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 17:55

Presidência

Quaresma... Tempo de silêncio e reflexão

Páscoa: Deus está conosco!

Quaresma... Tempo de silêncio e reflexão, tempo de lembrar que Jesus, o Filho de Deus, foi humilhado, caminhou o caminho da derrota, da morte na cruz, condenação da época para pessoas perigosas.

Deus, para falar sobre si mesmo, tocar ainda mais as pessoas, tornou-se gente. A Palavra se fez carne. Deus, invisível como Deus, se torna visível como gente e vive entre as gentes, anunciando o Reino de Deus, mas muitas pessoas não o aceitaram nem o reconheceram. Grande tristeza!

Hoje, nos preparamos para a Páscoa. Não sei qual é a sua situação, mas Páscoa é dia de lembrar que a desesperança total foi vencida. Deus, em Cristo, vence a morte… para a nossa sorte!

Os Evangelhos nos contam que, no Domingo de Páscoa, mulheres foram ao túmulo onde havia sido guardado o Salvador, um lugar fechado com pedra e vigiado por soldados. Elas foram com fé e esperança de dar um pouco do muito que experimentaram na presença de Jesus em suas vidas. Parecia a última possibilidade, mas foi o novo começo. Era o fim, sim, o fim do poder da morte nas mãos do poder do mundo.

Felizmente, as mulheres não estavam paralizadas no esforço absolutamente necessário de ir e anunciar: ele vive! Calar-se era concordar com os que mataram Jesus, mas anunciar a derrota sobre a morte cruel e injusta poderia significar a sua morte. Esse anúncio poderia ser entendido como voz raivosa em meio à multidão sem rumo.

A fé e a esperança na nova vida estão acima dos medos e das ameaças que o mundo apresenta. Festejamos a Páscoa, pois confiamos que Deus está conosco. Está com as pessoas que andam de mãos dadas, as crianças brincando na bica d’água, o pobre que come o seu pão seco, a idosa que não tem com quem falar, a pessoa enfraquecida, doente, enlutada… Cremos, teimosamente, na Ressurreição dos corpos oprimidos... destruídos como foi o de Jesus na cruz. Cremos na expulsão final do medo, na vida eterna!

Como não ter medo? Como viver em confiança? Arrepender-se dos pecados! Ter fé em Jesus Cristo! Agora, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus (Rm 8.1).

A ressurreição de Cristo nos faz lembrar que as pessoas sepultadas, soterradas por lamas e escombros, não são avistadas por nós, mas, em Deus, são encontradas. Cremos na ressurreição. A passagem de 1Coríntios 15.19 nos diz: Se a nossa esperança em Cristo só vale para esta vida, nós somos as pessoas mais infelizes deste mundo. 

Pa. Sílvia Genz | Pastora Presidente da IECLB

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Mal tenho começado a crer. Em coisas de fé, vou ter que ser aprendiz até morrer.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br