Jornal Evangélico Luterano

Ano 2017 | número 803

Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 04:28

Presidência

500 anos da Reforma Luterana!

Iniciamos o ano do Jubileu, quando comemoramos os 500 anos da Reforma, tempo especial para avaliação da nossa caminhada como luteranos e luteranas no mundo, também tempo de planejar os próximos 500 anos!

Os avanços que tivemos nestes últimos 500 anos são incontáveis, por isso podemos questionar: o que ainda temos a fazer? Neste sentimento de mudanças, transformações e avanços, muitas vezes ficamos em dúvida sobre o que, de fato, ainda é válido.

Compartilho a situação que vivenciei em uma visita. A conversa com um idoso ‘afastado de tudo’ foi sobre as mudanças que ele não aceita e causam discussão na família, pois os problemas dele são com a ‘tal modernidade’. Após um tempo, o idoso pergunta: ‘Como pode que excluíram os Dez Mandamentos da Igreja?’. O neto, ‘conhecedor das modernidades’, diz: ‘Vô, hoje, é tudo diferente. No Facebook, fica bem claro que podemos eliminar ‘quem’ e ‘o que’ a gente não quer e o senhor insiste com os Mandamentos de antigamente’. O vovô se apavora e diz: ‘O que ainda vai acontecer?’.

Nós também podemos refletir sobre a pergunta do avô. Estamos cercados por novidades, avanços em todas as áreas. Mes mo assim, parece que retrocedemos no que se refere à humanidade e à comunhão. Como Igreja, Comunidade, assumimos o compromisso da educação cristã para com as nossas pequenas crianças batizadas. Nesses momentos de dúvida sobre o que ainda é válido em nosso mundo, precisamos fortalecer essa tarefa a nós confiada.

A Bíblia, os Mandamentos e, até mesmo, a Reforma realmente são muito ‘antigos’. Contudo, têm a essencial orientação para a nossa vida, nos mostrando a ação e a orientação de Deus em meio aos conflitos humanos que vivenciamos. Hoje, a realidade é diferente, mas o necessário para a vida ainda é o mesmo, pois o amor, tão falado neste velho livro, ainda move corações e faz paixões.

Quando afirmamos que, agora, são ‘outros 500’ queremos mais ainda viver a vida como pessoas luteranas, dando a nossa contribuição para uma vida bem mais humana, de respeito e de valores cristãos antigos, mas tão necessários para os nossos dias atuais.

Como IECLB, que façamos a nossa parte, que tenhamos coragem em defesa da vida. Tudo modificamos e transformamos a partir do que recebemos como presente de Deus. Quem cria do nada é Deus e nós temos à disposição as suas dádivas para o nosso bem viver. Como filhos e filhas de Deus, desejo que, nesses próximos 500 anos, tenhamos força para afirmar a nossa fé no Deus criador.  

Pa. Sílvia Genz | Pastora 1a Vice-Presidente da IECLB

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros.
Filipenses 2.4
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br