Jornal Evangélico Luterano

Ano 2018 | número 817

Sábado, 20 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 04:51

Plano de Ação Missionária da IECLB

Missão: razão do nosso viver!

A nossa fé entende que a Missão de Deus consiste em criar, salvar e santificar a Criação. Isso significa que a vocação missionária da Comunidade Cristã está moldada e orientada por esses três movimentos.

Ela, como agente da Missão de Deus, desenvolve a sua ação missionária em um mundo no qual dominam construções socioculturais, econômicas e políticas que deterioram o valor e a dignidade da vida. Assim, a Ação Missionária terá como finalidade transformar, recriar, reconciliar e santifi car aquele contexto que clama pelo Evangelho.

Entretanto, como isso acontece no cotidiano da Comunidade Cristã? Um dos primeiros deveres da Comunidade Cristã é orar (Ef 6.18 e 1Tm 2.8), não para legitimar uma situação dada, mas como um profundo ato de discernimento. Em assim fazendo, a oração coloca a situação em perspectiva e lhe tira o caráter absoluto.

Também pertence à Comunidade Cristã a Proclamação da Palavra (2Tm 4.2): Evangelização para a salvação, Educação para a orientação e Exortação para transformação do que precisa ser mudado.

Lembrando que essa Palavra é composta de Lei e Evangelho, um terceiro dever é o exercício da compaixão e da misericórdia (Mt 9.13) para com as vítimas do mal. Concretizamos esse dever pela diaconia, que acolhe, cuida e empodera para a transformação tanto de quem sofre como da situação que produz as vítimas.

Uma quarta ação, que pertence à Comunidade Cristã, é impedir, trancar. (Tg 4.7 e Rm 12.21), exercida quando as instituições, que deveriam preservar a vida, pela corrupção, massacram a vida, sem que haja sinal de mudança. Nestes casos, a prática da Comunidade Cristã tem sido criar ações para impedir a continuidade do mal.

Como podemos ver, a Missão de Deus, da qual a Comunidade Cristã é o seu agente, é abrangente. No entanto, dentre estes quatro deveres, a Proclamação da Palavra é privilegio exclusivo da Comunidade Cristã.

P. Dr. Pedro Puentes | Secretário de Missão da IECLB

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
O maior erro que se pode cometer na cristandade é não zelar corretamente pelas crianças, pois, se queremos que a cristandade tenha um futuro, então, precisamos preocupar-nos com as crianças.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br