Jornal Evangélico Luterano

Ano 2017 | número 805

Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Porto Alegre / RS - 19:05

Plano de Ação Missionária da IECLB

As Comunidades e o seu propósito

A Constituição da IECLB define o seu objetivo como: propagar o Evangelho de Jesus Cristo, estimulando a sua vivência pessoal na família e na Comunidade, promovendo a paz, a justiça e o amor na sociedade brasileira e no mundo.

A tarefa de propagar não se reduz a uma simples comunicação isolada e descompromissada. Ela tem como finalidade criar vínculo, pertença configuradora das diferentes dimensões do viver humano. Como essa propagação se realiza? Segundo a definição, acontece pelo estimular e o promover.

O que precisa de estímulo? A vivência pessoal do Evangelho, mas não como um incentivo a uma fé isolada e voltada tão somente para a pessoa. Esta vivência pessoal envolve o núcleo familiar e a Comunidade de fé. Evita-se, assim, uma fé individualista e egoísta. Então, o estimulo da vivência pessoal do Evangelho está inevitavelmente vinculado ao desenvolvimento da família e da Comunidade de fé.

Quanto ao que precisa ser promovido, o que podemos dizer? Esta tarefa não se resume à realização de programas e atividades, tampouco se articula em uma espera passiva, mesmo que ‘acessível’, de quem possa se interessar pelo Evangelho.

Toda Comunidade cristã está marcada pelo chamado e envio e, por isso, aberta ao mundo no qual está inserida. Se ela não conseguir manter um diálogo entre o Evangelho e o meio no qual está inserida, as suas ações e os seus programas se tornam irrelevantes pela falta de libertação e transformação da sociedade na qual foi colocada.

O que há para ser ‘promovido’ a partir do Evangelho de Jesus Cristo é a construção e o fortalecimento da paz, da justiça e do amor ali onde não existem ou estão ameaçados. Isto demanda criatividade, coragem e ousadia. Isto exige comprometimento de vida e vocação. Eis o propósito das Comunidades da IECLB! 

P. Dr. Pedro Puentes | Secretário de Missão

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Fé e amor perfazem a natureza do cristão. A fé recebe, o amor dá. A fé leva a pessoa a Deus e o amor a aproxima das demais. Por meio da fé, ela aceita os benefícios de Deus. Por meio do amor, ela beneficia os seus semelhantes
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br