Jornal Evangélico Luterano

Ano 2017 | número 804

Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Porto Alegre / RS - 06:23

Plano de Ação Missionária da IECLB

Unidade na diversidade da Missão

O Plano de Ação Missionária escreve que, na IECLB, ‘há diferenças na compreensão teológica da missão e no entendimento sobre as práticas missionárias que essas Teologias sustentam’ (PAMI, p. 7) e continua ‘Essas diferenças podem ser assumidas como complementares umas em relação às outras’.

Diferenças que se complementam é a chave que precisa ser constantemente lembrada nas nossas análises, discussões e propostas vinculadas à Missão e à Ação Missionária, porque sempre será necessário saber responder Qual a razão e a paixão que nos unem nesse corpo de Cristo? (PAMI, p. 7). Em outras palavras, sem a percepção e a aceitação de que a Missão de Deus é maior que as nossas construções teológicas e de que a pertença e a permanência no Corpo de Cristo são fruto da graça de Deus, corremos o risco de fracionar a unidade desse Corpo criado pelo Espírito de Deus.

Então, o que nos une? Primeiro: a Missão é de Deus e não nossa. Segundo: essa Missão consiste em Deus ‘amar ao mundo de tal maneira que aquele que se encontra com o seu Filho, Jesus Cristo, e nele crê, é nova criatura, passou da morte para a vida e vive da esperança confiada de que o Reino de Deus já está aqui, em forma de sinais sensíveis e virá em plenitude no final dos tempos’ (PAMI, p. 5). Terceiro: a Missão que Deus realiza ‘por meio da sua obra criadora e mantedora, redentora e santificadora’, envolve e ‘inclui a Igreja – a comunhão das pessoas agraciadas por fé – neste movimento em prol da cura e da salvação do mundo. A Missão da Igreja, pois, não é outra que inserir-se na Missão divina e dispor-se a ser instrumento do agir salvífi co de Deus’ (PAMI, p. 35).

Sob esta base comum, a Presidência da IECLB convoca para um Fórum Nacional de Missão, a ser realizado nos dias 1º a 4 de junho do presente ano, na Faculdade EST, em São Leopoldo/RS. 

P. Dr. Pedro Puentes | Secretário de Missão

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Todas as coisas foram criadas por Ele e tudo existe por meio dele e para Ele. Glória a Deus para sempre! Amém!
Romanos 11.36
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br