Jornal Evangélico Luterano

Ano 2019 | número 827

Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Porto Alegre / RS - 01:56

Educação Cristã Contínua

Educação solidária

Quem tiver duas túnicas, dê uma a quem não tem. Quem tiver comida, faça a mesma coisa (Lc 3.11). A palavra do evangelista ensina uma atitude bem prática, sobretudo de amar o próximo, em solidariezar-se concretamente com ele e partilhar os nossos bens quando lhe falta o necessário.

A atitude de ser uma pessoa solidária nunca saiu de moda e é capaz de restaurar vidas. A prática da solidariedade ajuda a refletir as formas que uma sociedade vive, mostrando em seu princípio a consideração pela outra pessoa, especialmente diante da ameaça à vida.

Além dessa sensibilização pela outra pessoa, o que mais faz emergir solidariedade? Como ensinamos as nossas crianças a terem atitudes solidárias?

A importância da outra pessoa conforme a recomendação do apóstolo Paulo em Gálatas 5.13 diz: Fazei-vos servos uns dos outros, pelo amor. Aquela pessoa que serve apura a própria visão da realidade e consegue ouvir os clamores de quem necessita. A todo momento, somos desafiados e desafiadas a melhorar as nossas ações diante do contexto social com o qual nos defrontamos. O processo de aprendizagem acontece na prática, em atitudes diárias de valorização da Criação de Deus. O que faz Jesus no Sermão do Monte é desviar o nosso olhar de nós mesmos para os que demandam a sua presença, compaixão e justiça misericordiosa.

Deus não derrama sobre nós o Espírito Santo para que nos sintamos pessoas privilegiadas com isso, mas para fazermos parte da sua Missão de amar e anunciar ao mundo o seu amor. Jesus confirma essa vocação em nós e afirma que nós somos o sal da terra, que traz verdadeiro sabor ao mundo, porque se insere na realidade e se dissolve no serviço ao próximo, mostrando às pessoas quem é o verdadeiro Deus da humanidade.

É possível perceber os raios desta luz que brota da cristandade para dentro da sociedade: onde há preocupação com pessoas necessitadas, cuidado com o meio ambiente, igualdade das pessoas diante de Deus, reconciliação, perdão e a esperança em meio às dificuldades. Ali sentimos o sabor e a luz da presença de Deus.

Permanecemos firmes na Educação Cristã, ensinando as nossas crianças, pessoas jovens e adultas a terem atitudes de solidariedade e amor ao próximo. A fé nos liga nesta tarefa como pessoas cristãs. Deus fez de nós mensageiros, mensageiras e testemunhas do seu amor no mundo.

Diác. Cátia Patrícia Berner | Coordenação de Formação e Diaconia no Sínodo Uruguai 

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Essa esperança não nos deixa decepcionados, pois Deus derramou o seu amor no nosso coração, por meio do Espírito Santo, que Ele nos deu.
Romanos 5.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br