Jornal Evangélico Luterano

Ano 2017 | número 809

Terça-feira, 16 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 04:41

Educação Cristã Contínua

Educação Cristã e Missão: nossas responsabilidades!

Qual é a relação entre Educação Cristã e Missão? Para responder, precisamos de um entendimento mínimo do que elas sejam. Então, vamos lá: entendo por Educação Cristã a educação na fé, de forma bem ampla. Em outras palavras, trata-se da formação de Cristo em nós (Gl 4.19), nos graus mais variados. Já Missão é a tarefa que Deus nos deu, como membros da sua Igreja, ou seja, anunciar o Evangelho em palavras e atos. Entendido assim, podemos falar em Educação Cristã como parte da própria Missão e, Educação Cristã como promotora da Missão.

Quando Jesus dá a tarefa aos discípulos, ele afirma que o fazer discípulos e discípulas inclui: ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado (Mt 28.20). Assim, o discipulado é, em essência, ensino no caminho do Evangelho. Quando examinamos o ensino de Cristo, vemos que tem a ver com toda a vida.

Portanto, a Educação Cristã, como parte da Missão de Deus, representa um novo olhar sobre a totalidade da vida, para que ela se torne o que ele planejou.

Ficam os seguintes questionamentos:  

a) ao contarmos histórias no Culto Infantil ou coordenarmos um encontro do Ensino Confirmatório, fazemos com a consciência que isso é parte da Missão de Deus?

b) quando planejamos essas atividades (apenas exemplos), reportamo-nos ao Deus da Missão e à sua Palavra? Se não fizermos isso, podemos ter muitas atividades, porém elas serão ‘mudas’ de Deus (!).

A Educação Cristã é inspiradora da Missão, ou seja, a Educação Cristã não pode ser elitista e apenas teórica. Essa dedução vem das palavras de Paulo, ao falar sobre o propósito último das Escrituras: a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra (2Tm 3.17).

Não se trata apenas de dar informação, mas da transformação da vida por meio do conhecimento de Jesus Cristo e do seu Evangelho. Trata-se de partilhar a Palavra da vida que lhe impactou e lhe deu sentido. Trata-se de ser e viver como pessoa missionária. Nesse caso, no contexto atual, é essencial aliar ao conteúdo o exemplo pessoal (1Co 11.1).

A pessoa a quem educamos precisa ter um mínimo de referência em nossa própria vida! Alguns questionamentos para que a reflexão não encerre com o término da leitura deste texto:

a) que tal ajudar para que o ensino na sua Comunidade motive mais pessoas a serem ‘partilhadoras’ da Boa Nova?

b) o que você pode fazer para inspirar mais pessoas, a exemplo do apóstolo Paulo, a serem ‘imitadoras’, como você é de Cristo?

P. em. Dilmar Devantier | Pastor Emérito da IECLB

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Meu filho, escute o que o seu pai ensina e preste atenção no que a sua mãe diz. Os ensinamentos deles vão aperfeiçoar o seu caráter.
Provérbios 1.8-9
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br