Jornal Evangélico Luterano

Ano 2017 | número 805

Terça-feira, 16 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 16:24

Educação Cristã Contínua

Educação cristã na IECLB: tecnologia como ferramenta

Atualmente, é impossível imaginar que a tecnologia esteja ausente na educação cristã. Embora o debate divida opiniões, temos que admitir que as novas gerações aprendem cada vez mais cedo a lidar com os dispositivos móveis e já interagem com aplicativos específicos educacionais. Frente a isso, a Igreja não pode agir diferente. Ela precisa ir ao encontro do contemporâneo, oportunizando, desde cedo, que as crianças aprendam de uma forma didática e divertida os primeiros passos na fé.

 Pesquisas mostram que a Internet, os tablets, os computadores, os aplicativos e outras plataformas podem ser usadas pelo Orientador, pela Orientadora para estimular a imaginação das crianças e amparar o seu trabalho. Jogos divertidos, histórias, mensagens, cantos e intercâmbios digitais são alguns dos exemplos. ‘Aprender brincando’ tem um efeito muito interessante, porque, desde já, as crianças convivem com a mensagem de fé e amor que Cristo deixou. O que não pode é trabalhar contra esta realidade. Não devemos ter medo de aceitar as mudanças que estão ocorrendo.

Também nos encontros de iniciativas, como Missão Criança, Culto Infantil e Juventude Evangélica são necessárias novas ferramentas para atrair a atenção destas novas gerações.

 A Internet está aí para aproximar! Por que não interagir com grupos de outras Comunidades da IECLB ou até de todo o mundo? Não estou propondo o fim dos intercâmbios presenciais, mas também podem ser usados aplicativos que possibilitem, por exemplo, uma palestra ou debate entre Confirmandos e Confirmandas de Blumenau/SC, Espigão do Oeste/RO e Munique, na Alemanha! Por que não?! Dificilmente este encontro aconteceria  pessoalmente, mas a Internet proporciona isso! Vamos, então, usá-la a nosso favor.

 É fato que nem toda a tecnologia é tão fácil de acessar e também que, às vezes, o custo termina se tornando alto. Muitos locais de encontros e celebrações não têm acesso à Internet... Entretanto, é preciso colocar este assunto em pauta! É urgente que se tenha ousadia para começar a investir nesta área.

 O mesmo vale para a formação de quem educa. Não é um trabalho fácil, mas de nada adianta ter os melhores dispositivos e aplicativos do mundo se os recursos tecnológicos não são explorados. Além de discutirmos a tecnologia que as diferentes gerações podem e vão absorver daqui para frente, é preciso discutir como capacitar as lideranças para tornar a Comunidade digitalmente missionária, atrativa e inclusiva.

Jorn. Tobias Mathies | Assessor de Comunicação do Sínodo Vale do Itajaí e Coordenador de Comunicação na Comunidade de Blumenau/SC

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Em todo o universo, não há nada que possa nos separar do amor de Deus, que é nosso por meio de Cristo Jesus, o nosso Senhor.
Romanos 8.39
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br