Jornal Evangélico Luterano

Ano 2017 | número 803

Quarta-feira, 24 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 20:58

Educação Cristã Contínua

Educação e gênero: superando preconceitos

Quando falamos em Educação Cristã, nos referimos a uma ordem de Jesus Cristo, conforme Mateus 28.18-20. Essa ordem também sustenta o Plano de Educação Cristã Contínua da IECLB (PECC). É nossa missão como pessoas cristãs ensinar tudo o que foi ordenado por Jesus e é nele que encontramos exemplo para as relações entre as pessoas.

O termo gênero nos ajuda a pensar essas relações e a olhar o quanto a construção das identidades das pessoas é resultado de relações, por vezes, injustas e desiguais, principalmente entre homens e mulheres. O conceito gênero surgiu da necessidade de um instrumento que mostrasse que muitas desigualdades e injustiças sofridas pelas mulheres eram – e são – decorrentes da falsa crença de que a biologia das mulheres as torna inferiores, menos capazes e, por tanto, merecedoras de menos direitos.

Na Educação Cristã, podemos trabalhar em todas as fases da vida as relações humanas. Para isso, é preciso reconhecer que, como Igreja Cristã, ainda não conseguimos estabelecer plenamente relações de gênero iguais e justas. Esquecemos, muitas vezes, que Deus criou homem e mulher à sua imagem e semelhança e nos fixamos em um imaginário que culpabiliza somente a mulher pelas maldades do mundo. Ignoramos que, por meio da fé em Jesus Cristo, não existe mais diferença entre judeus e não-judeus, entre escravos e pessoas livres, entre homens e mulheres (Gl 3.28).

Precisamos conhecer mais sobre este assunto, estudando-o não apenas com mulheres, mas também com homens, crianças, jovens, pessoas adultas e idosas. A partir da Educação Cristã, podemos identificar, por exemplo, o quanto as mulheres foram silenciadas nos textos bíblicos, na história da Igreja e das Comunidades e o quanto a linguagem pode ser sexista e excludente. Materiais como a cartilha Estudos sobre Gênero os cadernos Criatitude: pela justiça de gênero e Justiça de Gênero e Diaconia Transformadora, disponíveis no Portal Luteranos e no site da Fundação Luterana de Diaconia (FLD), respectivamente, podem ajudar nessa tarefa.

À medida que identificamos, reconhecemos e buscamos relações e práticas que não mais oprimam, desqualifiquem, inferiorizem, violentem, discriminem e excluam as pessoas por causa das diferenças de gênero ou outra existente, estaremos cumprindo a tarefa que Jesus Cristo nos deu. 

Profa. e Teól. Rosane Philippsen | Mestranda do Programa Gênero e Religião da EST e Representante do Sínodo Sudeste no CONECC

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa.
2Coríntios 5.17
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br