Jornal Evangélico Luterano

Ano 2017 | número 812

Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Porto Alegre / RS - 06:05

Diversidade

Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa

Se você fosse ensinar o seu filho sobre o que é ser homem, o que você diria? O que é, afinal, ser homem? O que é ser humano do gênero masculino? Ser homem é ser forte, corajoso, empreendedor, destemido? É ser sensível, calmo, sábio, intuitivo? Ser homem é nunca levar desaforo para casa, ir ao estádio para xingar a mãe do juiz, buzinar na sinaleira quando o carro da frente demora a arrancar no sinal verde? É preocupar-se em ajudar a pessoa idosa a atravessar a rua, ceder o banco no ônibus para a gestante, doar sangue três vezes ao ano? Será que ser homem é ser um pouco de cada? Perguntas difíceis e que, como quase tudo hoje em dia, não encontram respostas definitivas.

 Tanto homens quanto mulheres são seres sociais. Nascem, crescem e pertencem, portanto, a determinada cultura que tem muita pressa e experiência em atribuir expectativas específicas a cada um e cada uma. Aos homens, são atribuídas – de fato, impostas – algumas qualidades. Muitas dessas qualidades não contribuem para uma vida tranquila, saudá- vel, respeitosa. Ao contrário, trazem sofrimento, dor, aflição. Por exemplo, quando a cultura afirma que homem precisa ser forte física e emocionalmente, impõe pesada carga e impele a usar da sua suposta força em quase tudo o que faz: nos relacionamentos, no lar, no trabalho e na rua. Sim, homem pode ser forte, mas a sua força precisa estar subordinada aos sentimentos de compaixão, empatia e solidariedade.

A IECLB valoriza tanto a participação de homens quanto de mulheres. Todas as pessoas são importantes na Missão de Deus. Parte dessa Missão está relacionada a pregar o Evangelho, a Boa Notícia de Deus em Cristo, para todas as pessoas. Se, por um lado, a ação de pregar o Evangelho precisa levar em conta a cultura, por outro lado, podemos afirmar que o Evangelho é maior que a cultura. Toda vez que algum elemento cultural ferir o Evangelho, é o Evangelho que deve prevalecer. O Evangelho modifica a pessoa, como o apóstolo Paulo afirma, Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo (2Cor 5.17). O machismo, por exemplo, é um elemento cultural muito, mas muito difundido. É o pecado da presunção da superioridade de homens sobre mulheres. Como tal, precisa ser questionado, pois vai contra o Evangelho, que afirma que Jesus Cristo viveu, morreu e ressuscitou para que – todas – as pessoas tenham vida digna.

Felizmente, na interação entre Evangelho e cultura, esta última evolui e se modifica. Apesar de resistências muito fortes, já existem novos modelos de masculinidade... Há novas formas culturais de ser homem, que incluem parceria, diálogo, companheirismo, divisão equitativa das tarefas do lar e da criação de filhas e filhos, apoio às lutas das mulheres por espaço, trabalho, respeito e justiça. Estes novos modelos são benéficos, porque tiram do homem o peso de ter que ser aquilo que muitos não querem ser. Assim, temos um mundo menos desigual, menos violento, menos injusto e sinais do Reino mais presentes entre nós.

P. Dr. Mauro Souza | Secretário da Ação Comunitária

 

PRONUNCIAMENTO


Testemunho, em palavras e ações!

As reflexões na XI Convenção nos fizeram perceber a necessidade de novamente colocar a Palavra de Deus na centralidade da convivência cristã, na busca de sermos Comunidades mais criativas, participativas, atrativas e inclusivas. Deus criou um mundo de forma harmoniosa e bela, com muita variedade, e confiou ao ser humano a responsabilidade de cuidá-lo e nele ser feliz.

[...] Sentimo-nos desafiados a agir, a fazer diferença, unidos pela Palavra de Deus, que nos recoloca no caminho da verdadeira vida. Conclamamos os Núcleos da Lelut, os cristãos e as cristãs a se unirem na meta para 2018/2019: Lelut: testemunhando, em palavras e ações, a ética cristã na sociedade.

Mensagem da XI Convenção Nacional da Legião Evangélica Luterana - Lelut Setembro/2017

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Cristo, juntamente com todos os santos, assume a nossa forma pelo seu amor, luta ao nosso lado contra o pecado, a morte e todo o mal. Em consequência, inflamados de amor, nós assumimos a sua forma, confiamos em sua justiça, vida e bem-aventurança.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br