Jornal Evangélico Luterano

Ano 2017 | número 809

Terça-feira, 23 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 11:53

Diversidade

Comida Boa na Mesa

Estamos sofrendo uma profunda mudança nos hábitos alimentares no Brasil: as pessoas estão consumindo cada vez mais produtos industrializados e deixando de consumir e produzir alimentos tradicionais. Aqueles produtos que sempre estiveram na mesa dos brasileiros e das brasileiras, feitos em casa, com cuidado e carinho, estão sendo substituídos por outros, altamente processados, pré-prontos e nada saudáveis.

A preocupação com a alimentação é crescente por causa do aumento das doenças relacionadas a hábitos alimentares não saudáveis como obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e câncer. É cada vez mais frequente o consumo de produtos ultraprocessados, como bebidas açucaradas, biscoitos, salgadinhos, comida congelada, etc., e a redução do consumo de alimentos in natura ou minimamente processados, que fazem parte da cultura alimentar brasileira. É mais uma área da nossa vida em que os interesses econômicos das grandes empresas transnacionais – atualmente dez grandes empresas dominam o mercado de alimentos no mundo – se sobrepõem ao interesse de vida e saúde das pessoas.

Para promover o cultivo e o consumo dos alimentos saudáveis, o Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (Capa) lançou, em conjunto com a Fundação Luterana de Diaconia (FLD) e a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), a Campanha Comida Boa na Mesa.

A Campanha é um convite à reflexão e à mudança de hábitos, voltada a valorizar o que temos e fazemos e não só aquilo que podemos comprar. Valorizar os momentos conjuntos, em que as famílias, os amigos, as amigas estão à mesa e se alimentam com alegria e gratidão por toda a generosidade dos alimentos que a natureza nos oferece, uma dádiva da Criação.

Convidamos todas as pessoas a participarem desta Campanha! Pequenos gestos fazem toda a diferença! Fazer parte da Campanha Comida Boa na Mesa é:

- ser consumidor e consumidora consciente - exigir qualidade no prato das nossas crianças, exigir comida sem veneno, gostar de ir à feira, conviver e conversar, valorizar o alimento local, produzido pela agricultura familiar, dando preferência aos alimentos da produção agroecológica;

- valorizar o preparo dos alimentos e a convivência - sentir novamente os cheiros, os sabores e as cores que fazem parte dos nossos alimentos;

- participar dos debates sobre a alimentação escolar - é estar informado, informada e exigir o cumprimento da Lei do Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que diz que 30% dos alimentos das escolas públicas têm que vir da agricultura familiar.

Enga. Agrônoma Rita Surita | Coordenadora do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (Capa) - Núcleo Pelotas/RS

PRONUNCIAMENTO


Saúde e paz entre os povos

A Campanha Comida Boa na Mesa é uma reflexão sobre o acesso à alimentação saudável, em que o alimento não é uma mercadoria. Daí a importância do fortalecimento da produção local, agroecológica e familiar.

Comer é um ato político. Comida boa, comida de verdade precisa reconhecer o protagonismo das mulheres e respeitar os princípios da integralidade, da universalidade e da equidade.

Comida boa é livre de agrotóxicos, de transgênicos, de fertilizantes, de todos os tipos de contaminantes. Comida boa protege o patrimônio cultural e genético, promove saúde e paz entre os povos e garante a soberania e a segurança alimentar e nutricional.

Documento Campanha Comida Boa na Mesa Outubro/2016

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
A fé exalta a pessoa e transporta-a para junto de Deus, de tal modo que Deus e o coração humano tornam-se uma só realidade.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br