Jornal Evangélico Luterano

Ano 2017 | número 805

Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Porto Alegre / RS - 12:44

Diversidade

Envelhecimento: oportunidade para a missão da Igreja

Estamos envelhecendo e vivendo mais. O envelhecimento é um processo e é algo que vai sendo construído no transcorrer da existência humana. Não ficaremos velhos aos 60, 70 ou 80 anos. Estamos envelhecendo a cada dia. Essa é a dinâmica da vida que nos é presenteada por Deus.

Segundo pesquisas, o Brasil será, em 2025, a sexta nação com maior número de pessoas idosas em todo o mundo. Terá, aproximadamente, 32 milhões de pessoas com 60 anos de idade ou mais. Vivemos a ‘revolução da longevidade’. A pirâmide demográfica está tomando forma de ‘barril’, pois há mais pessoas idosas que crianças no gráfico.

Os dados estatísticos de 2014 revelam que, no Brasil, a porcentagem de pessoas idosas é de 13,8%. Na IECLB, para o mesmo período, o número de pessoas acima de 60 anos é de 102.722, o que corresponde a 15,6% do total dos seus membros. Destes, 10% participam em grupos de Terceira Idade das nossas Comunidades.

Ao olharmos para as pessoas idosas, percebemos que formam um grupo heterogêneo: trabalham, viajam, fazem cursos, ajudam filhos e filhas, cuidam de netos e netas, de pai e mãe, fazem uso de tecnologias, estão presentes na vida comunitária, mas também há pessoas fragilizadas, que necessitam de cuidados especiais, que sofrem violências, que vivem em situação de abandono e que estão à margem da vida social e comunitária.

 A IECLB, ao longo dos anos, tem desenvolvido atividades com e para pessoas idosas e, em muitos lugares, foi protagonista na criação de grupos de convivência. Contudo, diante da ‘revolução da longevidade’, sentese desafiada a ampliar o seu olhar e a sua atuação junto às pessoas idosas, visando a ser uma Igreja cada vez mais acolhedora, inclusiva e missionária.

Para isso, é necessário refletir sobre as metodologias de trabalho com pessoas idosas, tendo como base as necessidades do contexto. Além do grupo de convivência, o que mais podemos propor? Também pensar em ações para promover e garantir o cuidado, a proteção, a dignidade e os direitos das pessoas idosas.

Esta reflexão possibilitará pensar em ações que irão ao encontro das pessoas idosas que estão à margem da vida comunitária e as que estão inseridas na Comunidade. Também apontará a necessidade de olhar para a família cuidadora, que, muitas vezes, carece de apoio, informação sobre como cuidar e pessoas que se disponham a auxiliar no cuidado.

Acreditamos que as Comunidades têm muito o que contribuir para garantir qualidade de vida para todas as pessoas idosas, assim como tem feito ao longo dos anos. Que Deus possa nos dar sabedoria para planejar ações que visem à presença, ao cuidado e ao testemunho evangélico de uma Igreja que valoriza a autonomia e o protagonismo da pessoa idosa.

Diác. Ma. Carla Vilma Jandrey | Coordenadora de Diaconia e Programa Diaconia Inclusão

PRONUNCIAMENTO

Respeitem as pessoas idosas

A IECLB convida todas as Comunidades a:

- refletir sobre o processo de envelhecimento populacional e sobre os desafios e as oportunidades para a sua ação missionária;

- fomentar o protagonismo da pessoa idosa, considerando as suas preocupações, expectativas e necessidades;

- participar nos Conselhos de direitos de pessoas idosas para a construção e implementação de políticas que assegurem autonomia,  cuidado e dignidade das pessoas idosas;

- implementar as recomendações sobre acessibilidade arquitetônica e de comunicação em todos os espaços comunitários [...];

- incentivar e promover o protagonismo da pessoa idosa na Missão da Igreja, considerando a sua experiência, sabedoria e disposição.

Manifesto Cuidado com a Pessoa Idosa
Outubro/2016

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Cantai ao Senhor, bendizei o seu nome: proclamai a sua salvação, dia após dia.
Salmo 96.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br