Jornal Evangélico Luterano

Ano 2017 | número 804

Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 06:02

Diversidade

Que Reforma precisamos hoje e o que fazer para alcançar?

Nos eventos voltados para a celebra- ção do Jubileu dos 500 anos da Reforma Luterana, jovens de diversos Sínodos estão refletindo sobre o que significa ser jovem luterano, o que significa ser jovem luterana. Como ser pessoa jovem luterana no mundo de hoje? Que Reforma precisamos nos dias atuais e como podemos alcançá-la? Qual seria o papel da Juventude Evangélica (JE) no contexto de uma sociedade marcada pela corrupção, pela discriminação, pela criminalidade, por genocídios, pelas drogas, pela injustiça, pela desigualdade de oportunidades e tantas outras coisas ruins que imperam em nosso país?

Lemos e ouvimos que a pessoa jovem possui valores, comportamentos, visões de mundo, interesses e necessidades singulares. Ser pessoa jovem é estar imersa em uma sociedade com processos transitórios e com nova conjuntura familiar, política e social. É estar em meio a conceitos e formas diversas de leitura de mundo. O mundo mudou! A sociedade está em constante transformação, com avanços e retrocessos.

Os tempos são outros! As exigências da vida também. As gerações jovens estão sempre conectadas, procuram informação fácil e imediata, têm diariamente um grande fluxo de informações, são demasiadas ansiosas, têm forte responsabilidade social, necessidade extrema de interação e exposição de opinião. É uma juventude que quer participar!

A Reforma deve ser vivida e experimentada. Jovens participam, assumem tarefas e geram ações com entusiasmo. Baseadas na valorização da vida, as diferentes gerações são chamadas e desafiadas, por meio da sua fé e identidade luterana, a participar na Missão de Deus. Não só observar o que acontece ao seu redor, mas, de forma consciente, manifestar e interceder pela paz no mundo, pela igualdade na diversidade, pela convivência com a diferença, pelo cuidado com a Criação, pela unidade na Igreja e pela caminhada da Juventude Evangélica (JE).

A Igreja cristã é o espaço coletivo de manifestação do amor de Deus, espaço que acolhe pessoas, que permite a comunhão. A Igreja é também espaço para fortalecer pessoas jovens, incentivando e ajudando-as a enfrentar desafios e agir a partir da fé enraizada na Bíblia.

Juventudes engajadas na realidade humana tornam-se protagonistas em uma Igreja em movimento, uma Igreja que faz história. A Igreja está em constante Reforma e o trabalho da JE é uma parte visível desta força e movimento. Movimentar é gerar mudanças, transformar a realidade onde se vive, pois Nele vivemos, nos movemos e existimos (Atos 17.22a).

Diác. Simone Engel Voigt | Coordenadora do Trabalho com Jovens e Programas de Intercâmbio

PRONUNCIAMENTO

Comunidade jovem - Igreja viva

Queremos ressaltar que pessoas jovens são parte integrante da Comunidade Cristã e que a vida comunitária é espaço qualificado para ajudá-las na construção da sua identidade, a partir de valores, práticas e significados de vida, onde podem encontrar amparo em sua angústia, seus medos e suas dúvidas (1Co 12.26).

Cremos que jovens tendem a renovar e enriquecer a vida comunitária com a sua capacidade de oferecer novas formas de participação. Nesta perspectiva, Comunidade jovem é aquela que constrói e reconstrói espaços para a vivência da espiritualidade de todos os seus integrantes: crianças, adolescentes, jovens, pessoas adultas e idosas. Nessa Comunidade, jovens não precisam reivindicar espaço!

Tema do Ano 2012
Comunidade jovem - Igreja viva

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Ninguém pode louvar a Deus a não ser que o ame.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br